Com 42 anos, casado com Camila e pai da pequena Sophia, Celso Donato é de Poços de Caldas! É o único candidato a deputado federal com apoio oficial do prefeito de Poços, Sérgio Azevedo e acumula quase 20 anos de experiência na vida pública. Coordenou as duas eleições do prefeito Sérgio, primeiro reeleito da história da cidade. Foi secretário municipal de Governo e um dos responsáveis pela recuperação econômica da Prefeitura, além da vinda de inúmeras indústrias e multinacionais para a cidade! Uma de suas principais conquistas é a construção do Hospital do Câncer, que já é realidade e atenderá toda região. As obras aliás, já foram inclusive iniciadas.
Entre suas principais experiências no mundo da política, foi assessor parlamentar por muitos anos do ex-deputado Dr. Carlos Mosconi e do deputado estadual Dalmo Ribeiro, adquirindo vasta experiência em Belo Horizonte e em Brasília. Fez parte de administrações de ex-prefeitos de Poços: o saudoso Sebastião Navarro, que foi também deputado e Paulinho Courominas. Na oportunidade com Navarro, no ano e 2007 foi nomeado Diretor do Plano Municipal da Juventude (PMJ), tendo iniciado o serviço com cerca de 3.500 crianças e ampliado o atendimento para mais de 10.000. Já na gestão de Paulinho, esteve como Coordenador da Divisão de Educação Permanente em 2009.
Já há muito tempo têm se engajado na política de forma indireta, e foi um dos líderes do então Diretório Acadêmico (DA) da Puc Minas campus Poços de Caldas, e um dos fundadores do DCE (Diretório Central dos Estudantes).
Celso Donato nunca concorreu a um cargo eletivo, e pela primeira vez se candidata a Deputado Federal pelo PSD (Partido Social Democrático), com objetivo principal em recuperar a força e o prestígio de Poços de Caldas e do Sul de Minas como um todo.
Alô Poços – Porque o senhor decidiu se candidatar ao cargo de deputado federal?
Acredito que Poços de Caldas e nossa região precisam recuperar seu prestígio, voltando a ter um representante em Brasília. Hoje me sinto pronto, preparado para ser esta pessoa. Estou na atividade política e vida pública há 19 anos, tendo acumulado experiência por onde passei. Fui assessor direto de 2 deputados da nossa região, sendo o ex-deputado Dr. Carlos Mosconi e do deputado Dalmo Ribeiro, acompanhei de perto o trabalho do ex-deputado Geraldo Thadeu em Brasília e trabalhei com os ex-prefeitos, saudoso Sebastião Navarro e também, Paulinho Courominas. E por mais de 5 anos secretário de governo da maior cidade do Sul de Minas. Tudo isso me deu uma bagagem muito grande e me fez saber e conhecer o que Poços e a nossa região mais precisam, as necessidades e carências do Sul de Minas. Além disso sou o único candidato a deputado federal que conta com apoio do Prefeito de Poços, Sérgio Azevedo.
Alô Poços – Quais são suas três principais propostas de campanha?
Há três áreas que são primordiais nesse momento pós-vacina, começando pela Saúde Pública. Quero lutar pela saúde, pois exames, cirurgias, e consultas com especialistas, ficaram represados e hoje temos uma fila de pessoas aguardando por anos, para a realização destes procedimentos e cirurgias eletivas.
A outra questão é a geração de empregos. O emprego é algo que bato muito na tecla, pois dá dignidade às pessoas! A pessoa desempregada, já começa o dia numa situação muito triste. E em nossas andanças pela região eu percebi uma necessidade latente de geração de novas vagas de emprego. As pessoas querem também oportunidade na sua cidade, na Zona Urbana. Vamos incentivar junto aos prefeitos da nossa região, a construção de Distritos Industriais. Cabo Verde tem que ter Distrito Industrial, Botelhos, Caldas, Santa Rita de Caldas, Campestre, enfim, municípios que estou citando como exemplo, mas muitos outros também precisam realmente de investimentos.
E não poderia deixar de falar da questão da Segurança Pública. Nós ainda temos, muitos problemas com roubo e outros crimes por toda região. Há um trabalho excelente da Patrulha Rural e da Polícia Militar como um todo, mas nós precisamos investir mais! Não só com viaturas, mas também em equipamentos de tecnologia, que possam monitorar essas regiões, principalmente as divisas. E eu bato na tecla que nós devemos ver uma forma constitucional de ter, assim como a Patrulha Rural, uma Patrulha de Fronteira. O Sul de Minas, faz fronteira para o estado de São Paulo e quando esses locais são alvos de furtos, muitos criminosos vêm de lá e trazem prejuízos para o trabalhador de bem!
Alô Poços – Quais propostas e projetos o senhor apresenta para Poços de Caldas e região Sul de Minas?
Entre os principais projetos que firmo meu compromisso com o prefeito de Poços de Caldas, é da destinação de recursos para a construção da trincheira localizada no trevo da Av. Geraldo Martins Costa, próximo à represa Saturnino de Brito, para solucionar o problema constante de congestionamento na Zona Sul do município. E ainda na pauta, Mobilidade Urbana, também irei viabilizar recursos para a construção da Alça Viária no trevo do Bianucci e da Avenida Estrutural, que ligará a Zona Oeste à Zona Sul de Poços.*
Vejo que várias cidades têm muitas dificuldades na área da Saúde. Me comprometo em elevar a atenção para os municípios, contribuindo por meio de emendas parlamentares, para que os hospitais e as unidades de saúde, possam receber recursos para melhorarem a qualidade do atendimento, e até ampliarem sua capacidade, com a construção de novas unidades.
Em conversas com inúmeros prefeitos de nossa região, pude perceber como é importante atrair novas empresas para o Sul de Minas. E meu objetivo será em realmente conseguir indicar essas cidades, para que novas empresas possam se instalar, e dessa forma, possamos gerar emprego e renda para a população.
Pretendo viabilizar recursos para a construção em Poços de Caldas, do Hospital Municipal da Zona Sul. Sei da necessidade de poder atender a esta região, e principalmente para internação de pacientes que passam dias na UPA ou no Hospital Margarita Morales, aguardando transferência pelo SUS Fácil.
Tenho visto também, que muitos moradores pedem por mais segurança em seus bairros, por toda região. É necessário que haja valorização, e ao mesmo tempo, recursos para que novas viaturas e equipamentos em geral possam ser destinados aos órgãos de segurança da região.
Alô Poços – Quais são os principias problemas de Poços de Caldas hoje, na sua opinião?
O principal problema de Poços de Caldas neste momento, é em realmente não ter um Deputado Federal…
Boa parte dos gargalos da administração pública municipal, poderiam ser resolvidos com um representante! O prefeito precisa deste apoio para seguir administrando a cidade. Uma parcela de recursos chegam por meio de impostos de Poços que são arrecadados e voltam de forma constitucional, mas grande parte dos possíveis recursos chegam mesmo por meio das Emendas Parlamentares, e Poços já vai para 8 anos sem um Deputado, por isso um dos principais problemas da cidade é este hoje!
E falando dos problemas de forma interna. Estamos em um momento pós-vacina onde milhares de pessoas estão aguardando em fila diversos tipos de exames ou procedimentos: Ultrassom, Mamografia, Cirurgias em geral, exames de imagem que ficaram represados pela Pandemia.
E na Educação, vejo que temos uma fila para vagas em Creche do município. A Prefeitura trabalhou para diminuir esse número, mas devido a Pandemia, ela voltou a aumentar.
Então saúde e educação são dois gargalos que podem ser resolvidos com um deputado.
Alô Poços – O que o senhor pretende fazer para ajudar a solucioná-los?
São problemas que passamos hoje, e a solução é ter um Deputado Federal, para que possamos trabalhar e resolver os problemas.
São necessários recursos para aquisição de novos equipamentos na área da Saúde, e a destinação de maior quantia em recursos para manutenção de nossos hospitais. Por mais que exista verba para estes procedimentos disponibilizados pela Prefeitura, vemos nossos hospitais passando por dificuldades.
Para a Educação, é nosso compromisso a construção de novas Creches, com objetivo em zerar todas as filas que ainda são realidade em Poços, em decorrência da Pandemia.
Alô Poços – Se eleito (a) utilizará verbas indenizatórias?
De forma racional e transparente!
Temos inclusive a proposta do aplicativo “Meu Deputado”, inspirado no aplicativo de um amigo de vida pública de muitos anos, o vereador Gabriel Azevedo. Vamos utilizar aliás a mesma plataforma, onde todos vão poder acompanhar em tempo real, nossa agenda e nosso trabalho. Muitas vezes as pessoas pensam que o Deputado fica só em Brasília… Nós temos sim que cumprir nossas obrigações em Brasília, mas estaremos sempre em nossa base, na região, em Poços de Caldas e rodando pelo Sul de Minas, escutando todas as demandas. A verba indenizatória, vai para a execução do mandato do Deputado, e nosso eleitor saberá onde cada centavo estará sendo utilizado, e sempre com muita racionalidade. Não utilizaremos todo o recurso, apenas o básico para que possamos estar cada vez mais perto da população, exercendo o mandato e levando todas as demandas para Brasília!
As 3 propostas de campanha são muito interessantes. .. era secretário de governo do Sérgio quando a saúde colapso, inclusive abrindo cpi para investigar diversas denúncias. Poços ficou em primeiro em perda de emprego e fechamento de empresa por 7 meses seguidos em Minas e com a cidade já em caos total, lançou o recupera poços, mais fácil recuperar terra arrasada né? Aliás, nunca ligaram para os micro e pequenos empresários, tendo em vista o que foi feito com eles durante a pandemia. E a segurança de poços está péssima, nunca houve tantos roubos, escândalos policiais. Hora de rever os candidatos…