A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as secretarias de Administração e de Saúde, por meio do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, realiza o curso de capacitação em suporte básico de vida e primeiros socorros. A formação teve início na última segunda-feira (5), na sede do SAMU.
Inicialmente, serão capacitados aproximadamente 1.000 professores PI da Rede Municipal de Ensino. “Nessa capacitação, estamos abordando o suporte básico de vida, que inclui as primeiras manobras que devem ser feitas em casos de parada cardiorrespiratória e também como proceder em casos de engasgo tanto em adultos, quanto em crianças e bebês e, além disso, também estamos abordando as emergências clínicas mais comuns como desmaio, crise convulsiva, AVC e as traumáticas, incluindo hemorragias, quedas, queimaduras”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, Amanda Merli de Oliveira.
A formação está em consonância com a Lei Municipal nº 9.611, de 14 de julho de 2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica e de estabelecimentos de Educação Infantil de Poços de Caldas, institui o Selo de Capacitação em Primeiros Socorros e dá outras providências; e também com a Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
“Agradecemos a Secretaria de Saúde pela importante parceria, que visa capacitar nossos educadores para atuarem nos primeiros socorros dentro das unidades de educação, já que sabemos que um primeiro atendimento adequado pode ser fundamental para salvar vidas”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.
A capacitação tem duração de 8h, com certificação aos participantes. “A importância desse tipo de treinamento é justamente para que esses profissionais da educação saibam como agir diante dessas situações, protegendo as vítimas contra danos maiores ou até mesmo salvando a vida. Algo como um engasgo, por exemplo, pode colocar em risco a vida de uma criança, e por isso, o primeiro socorro feito de forma correta é primordial”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, Amanda Merli de Oliveira. A capacitação segue sendo feita por turmas.