Pode a arte ser um meio para a inclusão social das pessoas com deficiência? É com essa provocação que a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) contagia Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, com apresentações de música, dança, teatro, artesanato e artes visuais dos alunos das Apaes mineiras, na realização do XII Festival Estadual Nossa Arte.
O evento é considerado o maior de caráter artístico e cultural voltado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla do Movimento Mineiro das Apaes, e acontece de 22 a 25 de setembro no Espaço Cultural da Urca.
O festival conta com a participação dos usuários, profissionais e amigos das pessoas com deficiência. Além disso, estarão presentes diversos Conselhos Regionais das Apaes com suas delegações.
A programação repleta de apresentações das pessoas com deficiência classificadas para a etapa estadual, em diversas modalidades artísticas, como artes cênicas, música, dança folclórica, entre outras. Confira a programação do evento:
A abertura do festival aconteceu nesta quinta-feira, 22, na Urca. E na manhã de hoje, 23, todos os participantes se reuniram para o “Cortejo das Cores”, que tem como intuito chamar a atenção da comunidade local para a importância da “cultura da diversidade”.
Histórico
O Festival foi criado com o objetivo de expandir e fortalecer nas Apaes a arte como mais um veículo de inclusão social, educação e superação de desafios. Promovido desde 1991, o Festival Nossa Arte configurou-se dentro da rede das Apaes como um potente espaço de expressão da arte-educação, além de congregar as Apaes e compartilhar os valores culturais de várias regiões do Estado.
A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais é responsável pela realização de ações de interesse das Apaes, estabelecendo canais de interlocução com os vários atores sociais e auxiliando na construção de políticas junto às Secretarias de Estado e outros órgãos da administração pública. Entre suas atribuições está a promoção de eventos que congregam as entidades e favorecem a inclusão social das pessoas com deficiência, a exemplo do Congresso Estadual, a Olimpíada Estadual e o Festival Nossa Arte.