No mês de conscientização e prevenção ao suicídio, a equipe de Psicologia da Santa Casa realizou uma campanha, passando pelos setores da Irmandade distribuindo uma mensagem de apoio para os funcionários do Hospital. A campanha foi realizada nos dias 19 e 20 com o intuito de mostrar aos colaboradores que eles podem contar com a equipe e que devem buscar por ajuda ao menor sinal de sofrimento.
A psicóloga da Irmandade, Amália Poloni Bruzadelli, conta um pouco mais sobre a ação realizada no Hospital. “O bem estar dos colaboradores de nossa instituição é de suma importância, pois sabemos que para cuidar dos pacientes, é necessário que estejamos bem psicologicamente. A partir disso, nós da equipe de psicologia, desenvolvemos uma campanha na instituição com os colaboradores em prol da prevenção do suicídio e da promoção da saúde mental, através da entrega de folhetos, disponibilizando o número do Centro de Valorização da Vida e também do ramal da psicologia, como forma de auxílio para todos os colaboradores que estejam enfrentando situações de sofrimento emocional e que necessitem de ajuda profissional, bem como valorizando a vida através de uma frase motivacional. Foi entregue também uma tag amarela, como forma de representação e conscientização para os nossos pacientes e familiares desse mês tão importante sobre a importância da vida”, relata.
A psicóloga conta também sobre a campanha realizada todos os anos no Brasil. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. Por isso, Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas, bem como evitar o seu acontecimento”, finaliza Amália.