Ao menos 174 pessoas morreram e cerca de 180 foram hospitalizadas após uma confusão generalizada ocorrida depois de um jogo em Malang, na Indonésia, no último sábado (1º). A informação de mortos e feridos foi concedida por Emil Dardak, o vice-governador da província de Java Oriental.
A tragédia aconteceu depois do jogo entre Arema FC e Persebaya Surabay, ocorrido na Liga 1 da Indonésia, no estádio Kanjuruhan, do Arema. O time do Persebaya venceu por 3 a 2, e após o apito final, torcedores locais do Arema invadiram o campo, gerando a confusão generalizada.
Uma das piores tragédias da história
Segundo Nico Afinta, o chefe de polícia de Java Oriental, após a invasão de campo, a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo e a atitude gerou muitos casos de asfixia no gramado.
Imagens feitas por torcedores e veículos de imprensa locais circulam nas redes e chocaram internautas em todo o mundo. Em alguns vídeos, é possível ver cenas de caos completo. Milhares de pessoas correndo no campo do estádio e violência intensa. Atenção! As imagens são fortes.
Segundo as autoridades locais, a calamidade pode representar uma das piores tragédias já ocorridas em estádios em todo o mundo.
Campeonato suspenso por uma semana
Nos últimos anos, os clubes Arema e Persebaya Surabay cultivam uma rivalidade que extrapola o campo, e essa não foi a primeira vez que os torcedores tiveram atos violentos.
Diante da tragédia, o campeonato da Indonésia suspendeu os jogos por uma semana. Além disso, uma investigação sobre o caso já foi iniciada.
Nota do Arema
O Arema, time da casa no estádio da tragédia, emitiu uma nota de pesar oficial e se declarou um dos responsáveis pelo tratamento das vítimas.
Além disso, o clube informou que criará um centro de crises para receber relatórios e cuidar dos hospitalizados. Por fim, o Arema expressou desculpas e condolências, e prometeu indenizar as famílias dos afetados. Leia a nota abaixo:
“O Arema FC expressa suas profundas condolências pelo desastre em Kajuruhan. A direção do Arema FC também é responsável pelo tratamento das vítimas, tanto as que morreram quanto as feridas.
Como acompanhamento, a gerência do Arema FC também estabelecerá um centro de crises ou posto de informações às vítimas para receber relatórios e tratar as vítimas que estão hospitalizadas e doentes.
Às famílias das vítimas, a direção do Arema FC pede imensas desculpas e está pronta para indenizar. A direção está pronta para aceitar sugestões de tratamento pós-desastre para que muitos sejam salvos.”
Nota do Persebaya
O outro clube, por sua vez, também emitiu uma mensagem de pêsames. “A grande família de Persebaya expressa suas mais profundas condolências pela perda de vidas após o jogo Arema FC x Persebaya Nenhuma vida vale mais que o futebol”, diz um tweet divulgado pelo time indonésio.
Repercussão mundial
A tragédia repercutiu em todo o mundo do futebol. Milhares de pessoas e diversos clubes expressaram seus sentimentos nas redes sociais.
“O FC Barcelona lamenta a tragédia no estádio de Kanjuruhan, na Indonésia, e condena qualquer ato de violência dentro e fora dos estádios”, postou o time espanhol.
“Essa confusão não representa o futebol”, lamentou um internauta.