Apoio formalizado
O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se encontrou ontem (03) com o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Zema anunciou seu apoio ao candidato no 2º Turno das eleições. Considerado decisivo na corrida presidencial, Zema coordenará uma espécie de “Força-Tarefa” de governadores, eleitos e reeleitos, pela reeleição do presidente.
Coordenador
Zema dará início ao projeto amanhã (05), onde será o anfitrião de uma reunião com governadores em Belo Horizonte. O governador quer deixar caro para os mineiros que seu apoio à reeleição de Bolsonaro não é apenas discurso e promete arregaçar as mangas para a virada de Bolsonaro em Minas. O presidente ganhou no centro-Sul do estado, mas perdeu no geral para Lula.
Exemplo
O Prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo (PSDB), deveria se organizar para fazer o mesmo, oferecendo a cidade para recepcionar, a nível microrregional, com os prefeitos da região, para reproduzir a estratégia de Zema a nível nacional. Em Poços, o PSDB já mudou de lado e anunciou apoio à Bolsonaro, através do presidente do diretório municipal, Newton Junqueira.
Nova Live
Aliás, o prefeito Sérgio deveria, também, fazer uma nova live em agradecimento e satisfação à população poços-caldense, a exemplo do que fez no sábado à noite (01), véspera da eleição, para pedir votos para seu candidato.
Reforma administrativa
Passadas as eleições, ao menos levando em conta o cenário local, a “bola da vez” será a reforma administrativa na Prefeitura Municipal e com atenção totalmente voltada para as comemorações dos 150 anos da cidade. Nos bastidores, a expectativa são duas: ou as mudanças serão realmente amplas, capaz de dar outra cara para os dois anos de mandato de Sérgio Azevedo; ou as mudanças serão pontuais até que se passe as comemorações do aniversário da cidade, mas antes da sucessão na Câmara Municipal.
Novo líder
Na Câmara, o Prefeito tem um novo líder, agora a missão de articulação da Prefeitura junto aos vereadores está nas mãos do vereador Claudiney Marques (PSDB), que deve ser o candidato à presidência da Câmara que receberá o apoio do prefeito.
Crruagens elétricas
Hoje, às 14h, a Prefeitura, o DME e a PUC farão a apresentação do protótipo das “Carruagens Elétricas”. A promessa feita pelo prefeito, em 06/12/21, era de que ontem (04) seria o fim das charretes movidas por tração animal na cidade. Resta saber se o tal “protótipo” é único ou se a fabricação das novas ‘engenhocas’ já está em andamento. Lembrando que são, ao menos, 35 charretistas que deveriam receber as “carruagens”. Será que sai antes de 06/11, dia dos 150 anos da cidade?
Mudanças
Alguns candidatos da cidade saíram do pleito de domingo decididos a mudarem de partido. Isso porque não receberam o apoio prometido ou foram preteridos em vídeos de apoio a outros candidatos. Mudando o não de partido, precisam mudar de ideias e assumirem postura mais atuante, para não correrem o risco de escolherem por legenda onde serão ainda mais alijados, côo aconteceu com alguns candidatos da cidade.
Na telinha
O apoio partidário é fundamental para a vitória eleitoral. Durante a campanha, pouco se viu os candidatos da cidade no horário eleitoral gratuito. A TV aberta ainda possui grande influência nas eleições, além de demonstrar presença regional e prestígio político, essencial para que o candidato não cair no “voto útil”.
Campeão
Na região, o campeão de aparições no horário eleitoral gratuito foi o deputado estadual eleito, Rodrigo Lopes (União Brasil). O resultado foi comprovado nas urnas! Quanto a “ausências” dos candidatos de Poços, demonstra claramente falta de articulação e espaço político.