Pela primeira vez, Poços de Caldas celebrou o Dia Municipal dos Ternos de Congos, na última quarta-feira, 05, Dia de São Benedito no Brasil, com uma missa festiva na Capela de São Benedito, celebrada pelo Padre José Augusto da Silva.
A Lei Nº 9.589, que institui o Dia Municipal dos Ternos de Congos, foi sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo no dia 22 de maio de 2022, durante o encontro de Ternos de Congos e Caiapós, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, publicada no Diário Oficial do Município de 23/05/2022.
O Dia Municipal dos Ternos de Congos deve ser comemorado anualmente no dia 5 de outubro, Dia de São Benedito no Brasil. A data integra o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do município. De autoria do vereador Douglas Eduardo de Souza, a lei foi aprovada por unanimidade pela Câmara no dia 3 de maio, Dia de Santa Cruz, primeira grande manifestação cultural relacionada à Festa de São Benedito.
Segundo informações da Arquidiocese de São Paulo, a identificação do povo brasileiro com São Benedito é tanta que até sua comemoração tem uma data só nossa. Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Hoje, graças ao decreto municipal, esta data é comemorada juntamente com a data litúrgica. É uma data cívica, o Dia Municipal dos Ternos de Congos, e também uma data religiosa à memória de São Benedito”, destacou o Padre José Augusto.
Além da missa, houve levantamento dos mastros e comemoração com direito a bolo e refrigerante, com realização da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Festival da Cultura Popular de Poços de Caldas. As comemorações se encerram no domingo, 09, com almoço festivo para os congadeiros e caiapós.
“Hoje é um dia festivo. Viemos aqui para celebrar São Benedito”, ressaltou Lilia Clementino, presidente da Associação dos Ternos de Congo e Caiapós de Poços de Caldas, que conta com as seguintes agremiações: Terno de Congo de São Benedito, Terno de Nossa Senhora do Rosário, Terno de Santa Efigênia, Terno Nossa Senhora do Carmo, Terno de Santa Bárbara e São Gerônimo e Terno Nossa Senhora da Saúde. Os Grupos de Caiapós do São José e da Vila Cruz também participaram da celebração.
“No Dia Municipal dos Ternos de Congos, celebramos o Santo Negro e a fé e a devoção do povo de Poços de Caldas a São Benedito, tradição secular que agora conta também com um marco legal que auxilia na sua preservação”, enfatizou o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
De acordo com o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”.