De 11 a 14 de outubro, Poços de Caldas recebe o projeto Cultura & Sustentabilidade – Cine Teatro Solar, que vai oferecer peças teatrais e sessões de cinema gratuitas, com foco no público infantil, no Parque Municipal Antônio Molinari. Serão apresentadas as peças “O Passe e o Gol” – Teatro do Grande Urso Navegante e “O Romance do Vaqueiro Benedito”, de Chico Simões, em diversos horários durante o dia. A programação diária se encerra às 19h, com a sessão de cinema.
Escolas e grupos que desejam agendar a participação dos estudantes podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, pelo Whatsapp 3697-2335 e com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Projetos de Educação Complementar, pelo telefone 3697-2363, WhatsApp 98871-0939 ou e-mails divisaodeprojetos.sme@edu.pocosdecaldas.mg.gov.br.
O projeto foi concebido para contribuir com a atuação cidadã das empresas na multiplicação de conceitos e práticas sustentáveis, integrando experiências lúdicas como espetáculos teatrais e atividades pedagógicas e de alto valor prático. O Projeto Cultura e Sustentabilidade – Cine Teatro Solar é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pela Magma Cultura que, desde 2008, leva cultura e entretenimento para cidades de todo o Brasil.
A dinâmica pedagógica do projeto inclui como formas de interação com o público apresentações teatrais com temática ligada à preservação dos recursos naturais, fauna e flora e cinema, com sessões de filmes e documentários com temática ligada à preservação dos recursos naturais e reciclagem de resíduos.
Pelo projeto, a população tem acesso gratuito à cultura, além da valorização do cinema e do teatro, da cultura e dos artistas brasileiros, estimulando o surgimento de novos talentos e da disseminação de conteúdos e práticas sustentáveis sobre preservação ambiental.
Serviço
Cine Teatro Solar
Data: de 11 a 14 de outubro
Local: Parque Municipal Antônio Molinari
Gratuito
Programação
Terça-feira 11/10
- 8h- O Passe e o Gol – Teatro do Grande Urso Navegante
- 10h – O Romance do Vaqueiro Benedito – Chico Simões
- 14h – O Passe e o Gol – Teatro do Grande Urso Navegante
- 16h – O Romance do Vaqueiro Benedito – Chico Simões
- 19h – Sessão de Cinema
Quarta-feira 12/10
- 10h – O Passe e o Gol – Teatro do Grande Urso Navegante
- 16h – O Romance do Vaqueiro Benedito – Chico Simões
- 19h – Sessão de Cinema
Quinta-feira 13/10
- 08h – O Passe e o Gol – Teatro do Grande Urso Navegante
- 10h – O Romance do Vaqueiro Benedito – Chico Simões
- 14h – O Passe e o Gol – Teatro do Grande Urso Navegante
- 16h – O Romance do Vaqueiro Benedito – Chico Simões
- 19h – Sessão de Cinema
Sexta-feira 14/10
- 08h – O Passe e o Gol – Teatro do Grande Urso Navegante
- 10h – O Romance do Vaqueiro Benedito – Chico Simões
Sinopses
“O Romance do Vaqueiro Benedito”
Premiado como melhor espetáculo no Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo – Florianópolis – SC – 1997. Alguns personagens do Romance do Vaqueiro são clássicos da cultura popular e trazem parentesco próximo com os personagens da Commedia Dell`Arte: Benedito, Margarida, João Redondo, Doutor Mané Vou Lá Hoje e Briguelinha. Outros já são bem brasileiros: Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-bole, Palhaço da Vitória e Janeiro Vem Janeiro Vai. Alguns são mitológicos: Alma da Defunta Sem Vergonha, José Lusbel Tufá e Jaraguá. Outros são animais simbólicos como a cobra grande Carpina, o Bumba-meu-boi Estrela, o urubu Limpa Mundo e o passarinho Boa Nova. O roteiro pode variar também de brincadeira para brincadeira, mas sempre tratará de questões particulares que se universalizam por identificação com qualquer plateia. Benedito, Margarida e o boi Estrela fogem da fazenda do Capitão João Redondo. Ela está grávida e eles chegam à cidade grande, buscando se estabelecer entre a comunidade que forma a plateia, o Capitão os persegue e a todos que se põem no caminho, surge a cobra grande e outros bichos e o menino nasce entre lutas e celebrações.
“O Passe e o Gol” – Teatro do Grande Urso Navegante
A Peça teatral “O Passe e o Gol” propõe discutir o relacionamento entre irmãos, no caso irmãos gêmeos e a rivalidade tão comum entre eles. Quem é o melhor? É aquele que passa a bola ou quem faz o gol? Isso permite refletir sobre a importância que cada um desempenha dentro do grupo e a necessidade de se contar com todos, com suas habilidades individuais, para que o projeto coletivo seja bem sucedido. Sugere, ainda, a exploração de temas como o respeito pelas diferenças, o cuidado com a natureza, o companheirismo, amor ao próximo e a união entre todos para que possamos viver em uma sociedade feliz e harmoniosa. Com música ao vivo e intensa participação da plateia.