Um jovem de 23 anos, que estava preso há um ano, morreu na madrugada da última segunda-feira (10), dia em que seria liberado da Unidade Penal Regional de Palmas, em Tocantins.
Briner de César Bitencourt recebeu alvará de soltura após ser absolvido em um processo que o acusava de tráfico de drogas. Ele tinha sido preso há um ano, em Palmas, após a polícia encontrar uma estufa utilizada para cultivo de maconha em uma casa.
No entanto, a defesa conseguiu provar que, embora ele vivesse no local onde o objeto foi encontrado, não tinha relação com o crime. Segundo a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, a causa da morte ainda está sendo investigada.
Ao BHAZ, a pasta explicou que o jovem cumpria pena há um ano. Nos últimos 15 dias, ele começou a se queixar de dores pelo corpo e passou a ser acompanhado por uma equipe de saúde, passando por diversas consultas em unidades de saúde de Palmas.
“No dia anterior ao seu falecimento, 9 de outubro, o custodiado manifestou mal-estar durante a noite, sendo avaliado pela equipe de saúde plantonista que verificou a necessidade de um atendimento de socorro especializado. Com isso, a equipe emitiu chamado ao Samu”, explicou a secretaria.
Jovem foi levado à UPA
Após avaliação, o detento foi medicado e ficou sob observação da própria equipe da penitenciária.
Por volta das 22h, ele voltou a passar mal e foi conduzido até uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade.
“O mesmo permaneceu sob cuidados e intervenções da equipe de saúde da UPA, evoluindo posteriormente à complicações do quadro e indo à óbito por volta das 04h30 da manhã desta segunda-feira, 10”, informou a secretaria.
“A Pasta também disponibilizou auxílio no funeral e apoio necessário aos familiares, para os quais presta condolências neste momento de tristeza”, finaliza.