SAMU: Falta vontade, dinheiro há
As dificuldades em deixar a frota do SAMU em dia está dando o que falar. Em resposta enviada ao vereador Sílvio Assis (MDB), a Prefeitura afirma contar com 5 viaturas e uma moto no SAMU, sendo quatro de unidades básica e uma de complexidade. Na resposta ao Requerimento de Informações, a Prefeitura afirma que três ambulâncias aguardam manutenção. Sobre o custo para reforma dos motores, duas delas já foram orçadas e o total é de apenas R$ 49.517,83. Se gastassem menos diárias, já seria possível a reforma das três ambulâncias, mas…
Déficit
Sobre o número de funcionários no SAMU foi informado que são: 4 enfermeiros; 14 técnicos de enfermagem e 18 condutores. Os médicos não foram citados. Sobre o número de atendimentos no SAMU em 2022, a Prefeitura informou:
- Total de ocorrências 13.427;
- Total de orientação médica 2.392;
- Total de atendimentos por ambulância 6.326
Reforma Administrativa
A reforma administrativa que está sendo planejada no segundo andar da Casa Amarela promete! Não por melhorias, mas porque as possibilidades são diversas para abrigar pessoas leigas em áreas relevantes. Receita certa para o desastre no final do governo e, principalmente, para quem pretende fazer o sucessor.
Maior visibilidade
Ex-secretário de Governo e candidato a deputado federal, Celso Donato (PSD) não deve voltar para a Secretaria de Governo. Nos bastidores, seu nome é cotado para ser o sucessor de Sérgio Azevedo (PSDB) em 2024 e, para isso, pretendem dar a ele uma “Secretaria de maior visibilidade”.
Melhor ou pior?
Está aí outro erro: adiantar a sucessão faltando dois anos e queimar o possível sucessor colocando-o em cargos que são, na verdade, problemáticos, como Saúde, Planejamento e Obras e Serviços Públicos. Sem experiência e sendo alvo de todos, os titulares dessas pastas pouca visibilidade terão, além dos desgastes e escândalos já postos e que ficará no ‘colo’ de quem assumir.
Não há lugar melhor
Para articulação política e a consequente visibilidade política, nada é melhor do que a Secretaria de Governo. Mas para isso é preciso articular com frieza, sabedoria e humildade. Abrir espaço para composição política e trazer os que emergiram nas urnas para dentro do projeto.
Deputado da região
O deputado estadual Rodrigo Lopes (União Brasil), ex-prefeito de Andradas, e o mais próximo deputado estadual de Poços, realizou uma festa de comemoração de sua vitória no sábado (15), em uma chácara entre Poços e Andradas. Chamou a atenção dos presentes a ausência do prefeito Sérgio Azevedo, que segundo consta, foi convidado. Difícil imaginar que, necessitando tanto de apoio de deputados, desperdisse a chance de se aproximar de Rodrigo Lopes.
Ego maior
Mas aí entra o ego do prefeito e a sucessão na Câmara Municipal. Isso porque o vereador Douglas Dofú (União Brasil) coordenou a campanha de Rodrigo Lopes em Poços e foi escolhido pelo novo deputado como sendo seu interlocutor em Poços. A Prefeitura trabalha para eleger o vereador Claudiney Marques (PSDB), fato que acabará provocando ainda mais o afastamento de outros correligionários que já dizem, em off: “Me descartou, não precisa contar com meu voto”.
PS Pediátrico
O aumento dos casos de síndromes gripais, em especial em crianças, somada as inúmeras reclamações de pacientes nas redes sociais e mídia sobre a falta de médicos e demora no atendimento médico levou a vereadora Dra. Regina Cioffi (PP) a apresentar um pedido de informações sobre a possibilidade de criação de um “pronto Socorro Pediátrico” em Poços de Caldas. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde respondeu que “neste momento não há esta perspectiva” e que “investe mais de 30% dos recursos municipais em saúde” e, por fim, que “Não há previsão orçamentária financeira para criação de serviço municipal que atenda especificamente crianças sem ajuda de custeio do Estado e União”.