Na última semana, a Câmara de Poços realizou a entrega de certificados aos alunos que participaram do Parlamento Jovem de Minas 2022. O evento marcou o encerramento dos trabalhos desta edição do projeto, que teve como tema “Saúde Mental do Jovem”. Estiveram presentes alunos, professores, familiares e os vereadores Marcelo Heitor (PSC), presidente do Legislativo, Douglas Dofu (União Brasil), Tiago Braz (Rede), Kleber Silva (Novo), Regina Cioffi (PP), Luzia Martins (PDT) e Claudiney Marques (PSDB).
Tais Ferreira, coordenadora regional do PJ, ressaltou a importância do momento para todos os envolvidos. “Hoje é um dia festivo, em que fechamos um ano muito especial de trabalhos, onde foi tratado o tema Saúde Mental do Jovem. Um ano cheio de novidades no nosso projeto, como a introdução da etapa microrregional. Gostaria de, mais uma vez, agradecer a participação de cada um dos estudantes que estiveram comigo no Parlamento Jovem deste ano. Quero dizer que eu mais aprendo do que ensino alguma coisa e que a amizade é sincera. Eu espero que vocês fiquem com essa lembrança boa de ter participado de um momento tão especial como o Parlamento Jovem 2022”, destacou.
Milena Gobbo, aluna participante desta edição, falou sobre a vivência no projeto. “Eu tive uma experiência muito legal no PJ. Eu aprendi muita coisa sobre política que eu não tinha nem uma ideia básica, fiz novas amizades, tive mudanças de visão de mundo e novas perspectivas para decidir melhor o que eu quero para o meu futuro. Além disso, tive uma consciência melhor de como funciona a política dentro das Câmaras Municipais. Queria agradecer à Tais pelos ensinamentos e à Câmara por essa oportunidade única”, disse a estudante do Colégio CEPOC.
A representante de Poços na etapa estadual do Parlamento Jovem foi Victoria Freitas Ribeiro, da Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente). Durante a entrega dos certificados, ela compartilhou sua experiência com os colegas. “Foi uma experiência incrível que, com certeza, eu vou levar para o resto da minha vida. Aprendi muito e tentei representar todos da melhor forma possível. Queria também agradecer o apoio dos vereadores e da Câmara, de estar incentivando e fomentando nossa busca pelo conhecimento e atuação como cidadãos. Por fim, agradeço à Tais, uma mulher que trabalha muito e é o ‘coração’ deste projeto. Sem ela, não sei se uma iniciativa como essa seria viável”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Marcelo Heitor, destacou a importância do projeto para a Câmara. “Parabéns a todos vocês, que são o motivo de estarmos reunidos aqui neste dia. O Parlamento Jovem tem desenvolvido uma atividade muito importante dentro da Câmara Municipal. Nós esperamos que essa experiência que vocês tiveram possa ir muito além de apenas o tema discutido. Que vocês acompanhem os trabalhos da Câmara Municipal, que vocês retornem com mais frequência para esse Plenário, participem das nossas sessões e possam crescer como indivíduos e cidadãos. Onde vocês estiverem, que incentivem a juventude a estar aqui conosco”, afirmou.
PJ de Minas
O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.
Durante os meses de realização do projeto, foram promovidas oficinas e debates sobre o tema principal. Após, os estudantes elaboraram propostas que foram votadas na Plenária Municipal e encaminhadas à Prefeitura pelos vereadores. Os alunos participaram, ainda, das Plenárias Microrregional, Regional e Estadual. Nesta última, em Belo Horizonte, o documento final, com as propostas de todas as cidades, foi entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).
Fizeram parte do projeto neste ano estudantes das seguintes instituições de Poços: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.
Em 2022, Poços de Caldas coordenou o Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso.