A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, informa que é falsa a mensagem que circula nas redes sociais sobre solicitação on-line para recebimento do “Auxílio Brasil”. O texto “fake” diz que os interessados em solicitar o benefício devem consultar se tem direito através de um link informado na mensagem.
A mensagem falsa tem sido encaminhada na internet, por meio das redes sociais e aplicativo de mensagens. O texto “fake” é o seguinte “Consulte se você tem direito ao Auxílio Brasil no valor de R$ 1200 faça o saque via pix imediatamente. Consulte o seu”. A Prefeitura alerta para a tentativa de golpe, já que não há nenhum cadastro deste tipo aberto pela Prefeitura ou Governo Federal e a publicação direciona o usuário para um site não oficial.
Atualização do CadÚnico
O secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida, aproveita para informar que o Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, e todos os outros benefícios sociais disponíveis só podem ser acessados por meio do Cadastro Único de Assistência Social – o CadÚnico – e que, em Poços de Caldas, a atualização cadastral está sendo feita apenas por meio de agendamento.
Ele explica que o cadastro deve ser atualizado em duas situações: a primeira é quando há alguma mudança, como endereço, composição familiar, emprego ou na estrutura de vida da pessoa. A segunda é a atualização que precisa ser realizada no mínimo a cada dois anos.
Diferentemente de outras cidades, onde os usuários enfrentam grandes filas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em Poços de Caldas a Secretaria Municipal de Promoção Social vem trabalhando com o agendamento da atualização cadastral, que pode ser feito presencialmente ou por telefone, diretamente nos CRAS de cada região.
“Os agendamentos estão sendo feitos de acordo com a data da última atualização. Ou seja, aqueles que estão com cadastro desatualizado há próximo de dois anos estão sendo atendidos com prioridade”, destaca o secretário.
O município já realizou também um mutirão para atualização do CadÚnico, no mês de setembro, e outro está previsto para o início de novembro. “A atualização é fundamental para garantir o recebimento dos benefícios. Caso o cadastro não seja atualizado em tempo hábil ou haja inconsistência no cruzamento de informações junto ao Banco de Dados do Governo Federal, ele pode ser bloqueado, em um primeiro momento, e até mesmo cancelado”, informa Carlos Almeida.
O agendamento da atualização do CadÚnico pode ser feito presencialmente nos CRAS de cada região ou por telefone:
CRAS Centro
Endereço: Rua Capitão Fausto de Paiva, número 2 – Jardim Bela Vista
Telefone: 3697-2240
Cras Leste I
Endereço: Rua Coronel Virgílio Silva, 2.444 – Dom Bosco
Telefone: 3713-6098
Cras Leste II
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1153 – Jardim Itamaraty V
Telefone: 3697-2242
Cras Oeste
Endereço: Rua São José, 221 – Jardim Country Club
Telefone: 3697-4230
Cras Sul
Endereço: João Roberto Bonifácio, 55 – São Sebastião II
Telefone: 3697-2855
Cras Esperança
Endereço: Rua Luis Celso Rocha, 145 – Parque Esperança III
Telefone: 3715-7912
Cras Sul Apoio
Endereço: Rua Ágata, 171 – Jardim Kennedy II
Telefone: 3697-2632