Evento aconteceu na Câmara Municipal.
Na última terça-feira (18), aconteceu a abertura da “V Exposição Vivências”, mostra fotográfica organizada pelo Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico (GAAPO).
O evento contou com a presença da apoiadora da Atenção Básica de Saúde Heloísa de Moura Lessa Barroso, da enfermeira do Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher Lucimara Siqueira Costa Papi, da presidente do GAAPO Cláudia Rocha, dos fotógrafos Áquila Mazzinghy e Fernanda Leão, autores das imagens, além de vereadores, pacientes acolhidas pelo GAAPO, familiares e comunidade em geral.
A exposição, em alusão ao Outubro Rosa, celebra a história de mulheres, acolhidas pelo GAAPO, que enfrentaram o câncer e, também, daquelas que ainda estão nessa jornada.
Durante a abertura, foram apresentados números referentes à doença em Poços de Caldas. Em 2021, a cidade teve 34 casos de câncer de mama. Já neste ano são, até agora, 25, com mais de 76% dos casos sendo em pessoas com mais de 50 anos. Já sobre o câncer de colo de útero, foram 10 casos em 2021 e 09 em 2022, até o momento. Também foram ressaltadas as ações que a secretaria de Saúde está realizando durante o mês de Outubro nas Estratégias de Saúde da Família.
Antes da apresentação do trabalho realizado pela Atenção Básica em Poços em alusão ao Outubro Rosa, a apoiadora, Heloísa de Moura Lessa Barroso fez seu relato pessoal, pois teve câncer de mama e diante disso destacou a importância da prevenção, que é um dos objetivos das equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF. “Gostaria de ressaltar a parceria da secretaria de Saúde com a GAAPO para a realização de ações de prevenção nas Estratégias de Saúde da Família – ESF. Ficamos muito tempo sem esses tipos de ações devido a pandemia, por esse motivo escolhemos o tema: É tempo de voltar a se cuidar, para reforçarmos a importância da prevenção e hábitos saudáveis, como a pratica de esportes e a alimentação saudável.“
Já a enfermeira do Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher Lucimara Siqueira Costa Papi apresentou o trabalho realizado pelo local e mostrou dados de câncer de mama e de câncer de colo de útero na cidade.
A diretora da GAAPO, Cláudia Rocha destacou o objetivo da ação na Câmara Municipal. “Mostramos o quanto o município se preocupa em desenvolver ações de prevenção. Relatamos também too o processo de planejamento para o Outubro Rosa que foi pensado há alguns meses para ofertarmos um atendimento de qualidade e orientações adequadas às mulheres”
As visitas à exposição podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, no saguão de entrada da Câmara.