Nos próximos dias 7, 8 e 9 de novembro, o IFSULDEMINAS em parceria com a UNIFAL promovem o Pint of Science, retomado presencialmente em Poços de Caldas. O evento mundial de divulgação científica apresenta temas atuais que envolvem a ciência e a tecnologia.
Neste ano, serão apenas dois bares sediando a atividade, o NY Pub, localizado na rua Rio de Janeiro, 243 e a Estação Fepasa, situada na Av. João Pinheiro, 81. As palestras acontecem de forma simultaneamente em ambos os bares durante o evente.
Pelo IFSULDEMINAS, a organização está sendo feita pelos docentes, Jane Piton, Thiago Caproni e Isabel Teixeira. Pela UNIFAL, através dos professores, Cássius Melo, Fernando Gardim, Wilges Bruscato e Roni Mendes.
O evento contará com palestrantes do IFSULDEMINAS, UNIFAL, bem como de outras instituições da cidade e do país.
Confira a programação
Sobre o Pint of Science
O Pint of Science é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. O festival visa oferecer palestras interessantes e relevantes sobre as últimas pesquisas científicas em um formato acessível ao público – principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos.
Queremos fornecer uma plataforma que permita o público discutir pesquisas com as pessoas que as realizam e nenhum conhecimento prévio sobre o assunto é necessário. Somos uma rede de milhares de voluntários apaixonados por levar descobertas às pessoas, criada por uma comunidade de pesquisadores de pós-graduação e pós-doutorado em 2012.
O festival chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos. Desde então o festival já aconteceu em 179 cidades de todo o Brasil até 2019.
Por conta da pandemia da Covid-19 o festival não aconteceu presencialmente nos anos de 2020 e 2021, apenas no formato online.
História do festival e presença no mundo
Em 2012 o Dr. Michael Motskin e o Dr. Praveen Paul, dois neurocientistas do Imperial College London, no Reino Unido, começaram e organizaram um evento chamado ‘Meet the Researchers’. A ideia convidar pessoas afetadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas para conhecer o laboratório em que eles trabalhavam e mostrar estas pessoas o tipo de pesquisa que estavam sendo realizadas.
Foi uma inspiração para visitantes e pesquisadores. Eles pensaram que se as pessoas querem ir aos laboratórios para encontrar cientistas, por que não levar os cientistas para as pessoas? E assim nasceu Pint of Science. Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival Pint of Science em apenas três cidades do Reino Unido. Ele rapidamente decolou em todo o mundo e agora acontece em mais de 400 cidades.O Pint of Science para além de um festival, é uma estratégia fundamental para o debate da ciência no nosso país.