O último debate presidencial entre os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) será transmitido pela Globo nesta sexta-feira (28), dois dias antes do segundo turno das eleições. O evento será mediado pelo jornalista William Bonner e vai ao ar depois da novela “Travessia”, a partir das 21h30.
Além da TV Globo, o confronto também será transmitido na GloboNews e no g1. O debate será realizado nos estúdios Globo, no Rio de Janeiro. De acordo com a emissora, as regras do programa foram aprovadas pelas assessorias dos dois candidatos.
A Globo também promove, nesta quinta-feira (27), debates entre candidatos a governador nos estados onde há segundo turno.
Regras do debate da Globo
De forma semelhante ao formato utilizado no debate da Band, Lula e Bolsonaro terão que administrar o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas durante o debate. Esses minutos não poderão, no entanto, ser “guardados” de um bloco para o outro.
O debate da Globo será dividido em quatro blocos. Dois terão temas livres e os outros dois serão sobre temas determinados pela organização do evento.
A ordem de quem começará questionando e quem começará respondendo em cada bloco foi definida em sorteio e ainda não foi divulgada pela Globo.
Primeiro bloco
O primeiro bloco do debate terá duração de 30 minutos, com tema livre. Cada candidato deve administrar o tempo de 15 minutos entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas durante o debate.
Segundo bloco
Na segunda parte do confronto, Lula e Bolsonaro participarão de uma discussão de 20 minutos com temas determinados. O quadro será dividido em duas rodadas de 10 minutos.
Cada candidato terá direito a escolher um tema que foi definido pela equipe de jornalismo da Globo. Neste bloco, os candidatos terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas.
Terceiro bloco
Assim como o primeiro, o terceiro bloco do debate durará 30 minutos e terá tema livre. Os candidatos a presidente devem administrar como quiserem os 15 minutos para perguntas e respostas.
Quarto bloco
O último bloco do evento será conta com mais duas rodadas de 10 minutos com temas definidos. Lula e Bolsonaro terão 5 minutos para falar em cada rodada.
Para finalizar, os candidatos também terão direito a 1 minuto e 30 segundos cada para considerações finais.
Direito de resposta e ausência
Assim como em outros debates, candidatos que considerarem ter sofrido uma ofensa pessoal do adversário podem pedir direito de resposta. A produção do evento analisa o pedido e, caso ele seja concedido, o candidato terá um minuto a mais para responder às ofensas.
Se Lula ou Bolsonaro não forem ao debate, a Globo fará uma entrevista de 30 minutos com o candidato que comparecer. “Os temas das perguntas serão os mesmos que seriam usados nos blocos de tema determinado e aparecerão no telão”, esclarece a emissora.