Cerca de 80 profissionais da rede pública de ensino de Poços de Caldas participaram do “Estudo sobre Comportamentos e Estratégias para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, realizado no último sábado (22), no Centro de Atendimento Unimed (CAU).
O encontro, promovido pela Unimed Poços, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo trocar experiências e auxiliar para que os educadores possam trabalhar da melhor maneira com os alunos autistas. “Nós ficamos extremamente felizes em poder contribuir com o trabalho dos professores e esperamos realizar mais encontros como esse”, afirma o presidente da cooperativa de saúde, Odilon Trefiglio Neto.
Para a supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ana Cristina Manucci Bonassi, o evento visa formar os educadores para os desafios em sala de aula. “Acreditamos que, desta forma, podemos qualificar e apoiar os profissionais no trabalho com as crianças autistas. Eles estão buscando esse conhecimento, pois entendemos que as unidades escolares, junto às famílias e todas as terapias, podem fazer a diferença na vida dessas crianças”, destaca.
Também estiveram presentes na formação a chefe da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Marta Sueli de Andrade, a supervisora da Educação Especial, Eliana Junqueira e a pedagoga e apoio administrativo da Divisão Pedagógica, Kamila Poloniato, que representaram a SME no evento.
Espaço MultiTEA
O MultiTEA da Unimed Poços atende crianças beneficiárias com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com abordagem multidisciplinar, o objetivo é desenvolver a capacidade de socialização e independência da criança. “Temos um trabalho bastante consistente, baseado em uma tríade de informações e apoio a família, para que o paciente seja atendido em todas as áreas” descreve a coordenadora do Espaço, Michele Fernandes Vieira.
São oferecidos recursos para estímulo das habilidades motoras e desenvolvimento nos aspectos sensorial, perceptivo, motor e cognitivo. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (35) 3729-3339.