Nesta quarta-feira (09), às 15h, a Câmara de Poços realiza uma audiência pública para tratar do tema “Criação do Centro Secundário de Atendimento à Obesidade no Município”, atendendo a um Requerimento da vereadora Regina Cioffi (PP). O debate será transmitido pelas páginas do Legislativo no YouTube e Facebook.
Na Proposição em que solicitou a audiência, a parlamentar ressaltou que a Portaria n. 425 do Ministério da Saúde, de 19 de março de 2013, estabelece regulamento técnico, normas e critérios para a Assistência de Alta Complexidade ao Indivíduo com Obesidade. Ela citou que tal norma determina que as Secretarias de Estado de Saúde, ao indicarem o estabelecimento que prestará Assistência de Alta Complexidade ao Indivíduo com Obesidade, devem articular com os municípios os fluxos e mecanismos de referência dos indivíduos grau II e III com comorbidades, de acordo com a linha de cuidado do sobrepeso e obesidade na Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas.
Regina pontuou, ainda, que a Portaria de 2013 define que é de responsabilidade dos gestores locais a regulação, o controle, avaliação da estrutura, a forma e a equipe para atendimento ao indivíduo com obesidade, bem como a garantia da qualidade dos serviços. “Esse fluxo poderá e muito evitar procedimentos cirúrgicos, que no caso seriam as cirurgias bariátricas. É importante que exista uma Rede Integrada Municipal devido à complexidade da obesidade, com todas as consequências como a Síndrome Metabólica responsáveis pelo AVC e outras. Diante de pesquisas divulgadas sobre o número de pessoas com excesso de peso e de todas as questões já pontuadas, é preciso discutir esse tema tão importante”, afirmou.
*Informações e imagem: Câmara Municipal de Poços de Caldas