Por Tiago Monteiro Tavares –
Perderam para eles mesmos
A falta de entrosamento, articulação e o excesso de vaidade fez com que o PSDB perdesse para si mesmo. As prévias da legenda para escolha do candidato do partido à Presidência da República, no final de semana, foi um fiasco! Houve com uma série de denúncias de irregularidades e candidatos fazendo de tudo para derrotar o ‘inimigo’, de compra de voto à ataques cibernéticos. Serviu para retirar o partido de vez da disputa presidencial, após mais de 30 anos de polarização com o PT.
Efeitos generalizados
A briga entre os presidenciáveis do partido, em especial os governadores de São Paulo, João Dória, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, contaminou as principais lideranças do partido e terá efeitos diretos nas eleições de 2022. Outros dois líderes do partido também ampliaram a rota de colisão, o ex-senador Arthur Virgílio (AM) e Aécio Neves (MG).
Susto na base
Em Poços de Caldas, os efeitos das prévias do PSDB já repercutem nos bastidores políticos. A cidade comandada pelo partido, através do prefeito Sérgio Azevedo, terá que achar uma solução para conseguir articular e montar uma chapa que tenha alguma condição de eleger um deputado estadual ou federal. Aqui, a rivalidade entre o tucanato também pode levar à aniquilação política do partido. É hora de voar, Tucanos!
As pessoas cheiram mal
Pegou muito mal a fala do vereador Kléber Silva (Novo) durante a sessão de ontem (23) na Câmara Municipal. Ao defender a aprovação de Moção de sua autoria para revitalização do Fontanário Alexandre Pagim, no Jardim dos Estados – fechada pela presença de usuários de drogas – o vereador disse: “Quando você chega e faz aquela limpeza eles somem e vão para outro local. Você está sentado ali e as pessoas chegam, as vezes não é nem pelo jeito que a pessoa está, mas, infelizmente, essas pessoas cheiram mal”, argumentou. Não deu muito certo! A própria Moção acabou sendo retirada após uma explicação por parte do Executivo.
Confusão entre público e privado
Chegou a este colunista denúncias de desvios de função de servidores em diversas áreas na prefeitura de Poços de Caldas. Servidores fazendo postagens pessoais em redes sociais de seus chefes no horário do expediente, lotações em Secretarias Municipais de pessoas que, na prática, atuam em outra Secretaria, assessores comissionados atuando em questões particulares, dentre outras. A confusão entre o público e o privado pode acabar levando muita gente a ter problemas judiciais!
Perfil promissor
A Revista Veja publicou, ontem, pesquisa que analisa o eleitorado do ex-juíz e ex-ministro Sérgio Moro (Podemos). No geral, Moro aparece em terceiro nas pesquisas de opinião, com 10,7%. Contudo, em algumas camadas sua penetração já é maior do que isso. Tem 14,7% no Paraná, onde traçou sua trajetória como juiz; 12,1% entre aqueles com idades entre 45 e 59 anos e 13,3% entre os que têm mais de 60 anos. Restando pouco mais de 10 meses para eleição, muita água ainda passará pela ponte. Uma coisa é certa: dará trabalho para Bolsonaro e Lula!