A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, temporariamente, a venda livre e a doação de álcool 70% líquido no país. A decisão é publicada diante da alta repentina e considerável nos casos de Covid-19 em várias regiões.
A medida foi publicada nessa quinta-feira, 17, com validade para 90 dias. Segundo a agência, o objetivo é ampliar o acesso a produtos que ajudam a impedir ou diminuir a transmissão do novo coronavírus.
Casos
Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado ontem (17) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou, em 24 horas, 32.970 casos de Covid-19 e mais 71 mortes em consequência da doença.
Desde o início da pandemia, foram confirmados 34.9371.043 casos e 688.764 mortes pela doença no país.
Entre os estados, São Paulo tem o maior número de casos, 6,16 milhões, seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e pelo Paraná (2,75 milhões).
Volta das máscaras em Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, o Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento, nos serviços público e privados de saúde, informa que o uso de máscaras volta a ser utilizado na cidade.
De acordo com o Comitê, volta a ser recomendado o uso de máscaras de proteção individual em locais fechados, com ou sem ventilação, especialmente nos serviços públicos e privados de saúde. Cobrindo corretamente o nariz e a boca.
Ainda de acordo com o Comitê, o estado atual epidemiológico do município, bem como os estudos quanto a disseminação e o contágio da Covid-19 é que foram determinantes para a necessidade da volta do uso das máscaras.
Portanto é necessário a higienização frequente das mãos com água e sabão ou com álcool 70%, o qual deverá estar disposto em local de fácil acesso e visualização.
“Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação. Poços de Caldas, 17 de novembro de 2022 pela Presidente do Comitê Municipal Gestor do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus Rosilene de Oliveira Faria”.