A estreia da Espanha na Copa do Mundo do Catar não teve sustos. A seleção europeia, que desde 2006 não vencia suas partidas na primeira rodada, espantou de vez a marca negativa ao golear a Costa Rica por 7 a 0, nesta quarta-feira, 23, no Estádio Al Thumama. Fizeram os do triunfo espanhol: Dani Olmo, Marco Asensio, Ferran Torres, duas vezes, Gavi, Carlos Soler e Álvaro Morata.
Com três pontos, os espanhóis agora lideram o grupo E, levando vantagem nos números de gols em relação ao Japão, que, mais cedo, venceu a Alemanha, por 2 a 1. Os times voltam a campo no domingo: a Espanha enfrenta os alemães, às 16h (de Brasília) , enquanto a Costa Rica pega os japoneses, às 7h.
Os espanhóis começaram o jogo usando a principal característica dessa seleção: a rápida e envolvente construção das jogadas. Tanto é, que não demorou muito para levar perigo ao gol de Keylor Navas, aos quatro minutos de jogo, com chute cruzado de Dani Olmo. Pouco depois da tentativa de Asensio, o placar foi aberto aos dez minutos. Estreante em Copas, Gavi deu bela assistência para o volante Olmo, que girou o corpo e finalizou na saída de Navas, direto para as redes.
O domínio espanhol ficou evidente após abrir o placar: 76% de posse de bola. Aos vinte minutos, a equipe de Luis Enrique ampliou com chute colocado do camisa 10 Marcos Asensio. Oito minutos depois, Jodri Abla foi derrubado na área e Ferrán Torres converteu a penalidade para os espanhóis. Era a quinta finalização da equipe, três delas balançaram as redes.
A Costa Rica ficou acuada e não teve poder de reação diante da equipe espanhola. No segundo tempo, a seleção europeia não diminuiu a intensidade e, inevitavelmente, virou goleada. Ferrán Torres marcou seu segundo do jogo, aos oito minutos, e aos vinte e nove, Gavi recebeu passe de Morata e, de primeira, ampliou o placar. Já no fim, Soler e Morata sacramentaram a maior goleada até aqui da Copa do Mundo do Catar.
*Com informações: Placar