O pequeno Matheus Henrique, de 3 anos, participou de atividades diferentes no último final de semana. Com muita energia e um sorrisão no rosto, ele esteve nas ações do projeto “Arte ao Autista”, que realizou um espetáculo e oficinas artísticas no último final de semana de novembro.
A mãe dele, Jenniffer Gonçalves de Souza, mostra que a iniciativa foi um sucesso, afinal são raros os eventos direcionados ao público autista. “Geralmente os outros eventos têm muito som, muita luz, muito estímulo para a criança. Tentei levá-lo ao circo e ele teve muitas crises lá dentro. Aqui foi tudo mais tranquilo, a luz é baixa, a temperatura, as músicas, tudo contribui para o bem-estar das crianças”, comentou Jenniffer.
Foram realizadas oficinas de música, teatro e circo no sábado e quatro sessões do espetáculo “Eu sinto assim” no domingo. Este último proporcionou uma vivência sensorial ao público, que caminhou por ambientes cheios de atividades. A partir dos quatro elementos da natureza, em cada corredor ocorriam diversos estímulos. Assim, o público foi convidado a sentir cheiros e texturas, sempre imersos em imagens lúdicas e divertidas. A trilha sonora, executada ao vivo, é autoral. As canções foram criadas especificamente para este trabalho, com toda a atenção que o público merece.
Os pais do Yuri Ferreira Pereira, de 7 anos, também relatam que a experiência foi positiva para o filho. A mãe, Cristiane Pereira, conta que o espetáculo proporcionou uma experiência muito agradável: “Ele ficou super feliz de vivenciar esse momento e a gente fica feliz junto”.
Segundo o pai do Yuri, Aluísio Pereira, projetos como este combatem estereótipos relacionados ao autismo. Aluísio ressalta que cada caso é único e que há muitos autistas com necessidade e vontade de socialização. “O Yuri adora estar no meio de festa, de gente. Mas falta incentivo, muitos acham que os autistas não têm emoção. Mas é o contrário, eles são carinhosos demais, gostam disso. É interessante ter essas iniciativas para eles poderem socializar”, declarou o pai.
Realização e patrocínio
O projeto “Arte ao Autista” foi realizado pela Alomorfia Produções. As oficinas e o espetáculo ocorreram na Circademia Vertical e tiveram apoio do Instituto A. A iniciativa foi contemplada na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Pollo Engenharia, Acqua Residencial e Paço das Águas Office Tower.
Ficha técnica
Músicos: Marcos Bombardelli, Julia Montezano, Gui Guerriero
Atrizes: Lívia D’Angelo e Luciana Rossi
Assistente de produção e diretora de arte: Aria Nery
Assistente geral: Camila Nogueira
Produção: Alomorfia Produções
Direção musical: Marcos Bombardelli
Arte gráfica, fotos e vídeos: Juliano Borges
Criação de luz, técnico de som e luz: Guilherme Teixeira
Assessoria de imprensa: João Araújo
Figurinos: Atelier Fina Estampa.
*Com informações de Prefeitura Municipal de Poços de Caldas