Várias unidades de ensino, além de projetos sociais do município, estiveram no Legislativo para o Câmara em Visita no ano de 2022. Foram 17 instituições que conheceram as dependências da Casa, as atribuições dos vereadores e o papel das Assessorias, e votaram propostas de melhorias para a cidade. Nas últimas semanas, participaram das atividades a Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco e o projeto Poços Promove Jovem, da Secretaria Municipal de Promoção Social.
O vereador Roberto Santos (Republicanos) acompanhou os alunos da Escola Sérgio de Freitas Pacheco. “Foi uma oportunidade de mostrar a eles a importância do Poder Legislativo na elaboração de leis e na fiscalização dos atos da Prefeitura. Os estudantes puderam conhecer um pouco das ações que competem à Câmara e isso é muito importante. Os projetos desenvolvidos por esta Casa são fundamentais para que aconteça essa aproximação com a população”, disse.
Na última quarta-feira (07), os vereadores Douglas Dofu (União Brasil) e Luzia Martins (PDT) receberam os alunos do Poços Promove Jovem, projeto realizado pela Associação Criança Feliz em parceria com a Secretaria de Promoção Social. São atendidos adolescentes de 14 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo CRAS. No projeto, é abordado como tema principal a inserção do jovem no mercado de trabalho. São apresentadas as diversas áreas profissionais, colocando os jovens em contato com indivíduos que trabalham nas áreas em que eles mais possuem interesse em atuar. Além disso, os profissionais envolvidos trabalham temas como autoconhecimento, autonomia, sociabilidade, autoestima, construção de currículo, simulação de entrevista de emprego, dentre outros.
A orientadora social Luíza de Almeida Cagnani ressaltou a importância da visita à Câmara. “Considero fundamental por aqui ser o espaço da população e, com a visita, eles começam a conhecer esse espaço, visto que é um direito nosso saber qual é o trabalho dos vereadores, e se interessar por política. Sabemos, inclusive, que a parcela de mulheres na política é muito pequena, então percebemos que, com todas as visitas à Câmara, foi se criando mais interesse por parte das mulheres”, comentou.
Akira Amorim, de 14 anos, faz parte do Poços Promove Jovem e falou sobre sua atuação no projeto. “Estou gostando muito, está sendo bem interessante aprender e acho que a importância principal dele é sabermos mais sobre o mercado de trabalho. Essa visita está sendo muito útil para sabermos mais sobre a Câmara Municipal e como ela funciona, algo que eu não fazia a menor ideia antes. Conhecer aqui dentro, todas as salas e gabinetes, e o funcionamento foi muito esclarecedor”, destacou.
O Câmara em Visita foi criado através da Resolução n. 658 e completou 21 anos em 2022. Centenas de instituições passaram pela Câmara desde a implantação do projeto. Através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, várias escolas participaram da atividade neste ano. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, além da Escola Sérgio de Freitas Pacheco e do Poços Promove Jovem, estiveram na Câmara: Escola Municipal Dona Vicentina Massa, Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira, Colégio Nini Mourão e Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi.
Todas as escolas da cidade, tanto as públicas como as particulares, além das universidades e os projetos sociais do município, podem participar do Câmara em Visita. Os agendamentos devem ser feitos com a Escola do Legislativo pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.
*Com informações: Câmara de Vereadores de Poços de Caldas