Os dados foram divulgados pela Polícia Militar
A Polícia militar divulgou uma relação de crimes violentos na cidade. Segundo a polícia, de janeiro a outubro de 2021, foram registrados 141 crimes violentos, enquanto que no mesmo período do ano de 2020, foram 212 ocorrências deste tipo, com uma redução de 33,5%.
Ainda segundo os militares, o homicídio é um importante indicador de criminalidade, o número de vítimas de homicídios consumado também teve uma redução de 33,3 % comparando os dados, 2020/2021.
Os crimes violentos são caracterizados pelo alto poder ofensivo e pela sua notável responsabilidade na desconstrução de um ambiente de tranquilidade pública, como homicídio tentado e consumado, sequestro ou cárcere privado, roubo, extorsão mediante sequestro e estupro tentado e consumado.
Ações da Polícia Militar:
Combate ao tráfico de drogas, abordagens a pessoas suspeitas, trabalhos preventivos, como exemplo os trabalhos desenvolvidos pela Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica, a Patrulha Rural, o PROERD, Base de Segurança Pública, que mantém um contato direto e mais próximo da população, Rede de Vizinhos Protegidos, que hoje conta 88 redes cadastradas e com participação de 7909 cidadãos, Rede Integrada de Proteção ao Turismo, sobretudo a integração com os órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social e o empenho de cada policial militar do 29º BPM , são fatores preponderantes para diminuição dos índices de criminalidade.