Os fogos de artifício podem ser motivo de comemoração para algumas pessoas, como as que vão assistir à final da Copa do Mundo, mas muitos cachorrinhos têm medo e acham o som deles aterrorizante, o que pode deixa-los em pânico.
Um cachorro aflito por esse motivo se esconde, treme, fica andando de um lado para o outro e geme. Isso faz com que os tutores considerem buscar soluções para aliviar a tenção do bichinho.
Por que o cachorro costuma ter medo de fogos de artifício?
Os cães podem ter medo de fogos de artifícios por conta do som alto produzido, visto que eles possuem o sentindo de audição mais apurado que os humanos.
Além disso, porque o barulho vem quase sempre de forma imprevista. Afinal, embora um feriado para os humanos, como o Réveillon, para o animal é só mais um dia comum.
Alguns cães podem se sentir ameaçados com os fogos de artifício. O que faz com que desencadeiem sua resposta de luta ou fuga. Isto é, latir, fugir ou se esconder. Outros sinais de ansiedade também podem ser mostrados, como respiração ofegante, andar, ficar inquieto e choramingar.
Ainda mais, os fogos de artifícios pode fazer o cãozinho se sentir preso. Assim, eles tentam fugir da ameaça. Todavia, nem mesmo em casa os sons dos fogos de artifício são inaudíveis.
O que fazer com cachorro com medo de fogos de artifício?
- Use um colete de ansiedade para cães
- Crie um espaço seguro
- Mantenha-o em casa
- Conforte seu cão
- Distraia o seu cão
- Coloque para tocar em um dispositivo ruído branco ou ruído marrom
- Fale com o seu veterinário
Use um colete de ansiedade para cães
Eles são seguros e funcionam como um calmante por conta da pressão leve e constante. Muitos cães se sentem reconfortados e calmos ao usar. Este produto ajuda cachorros que também sentem medo de tempestades, por exemplo.
Crie um refúgio
Se o seu cão dorme em uma casinha, provavelmente é o local em que ele mais se sente seguro. Caso não tenha um ambiente próprio para dormir, coloque-o em um cômodo pequeno com música (ruído marrom ou branco são ótimos abafadores de som).
Não esqueça de levar para o local os cobertores e brinquedos para deixar que o cãozinho se sinta o mais confortável possível.
Deixe-o ficar em sua casa
Ainda que seu cão passe a maior parte do tempo na área externa da sua casa, deixe-o que fique dentro durante a exibição de fogos de artifício. Isso irá impedir que ele tente fugir em caso de medo, o que pode acabar colocando-o em perigo.
Conforte o seu cão
Faça carinhos no seu cão, fique perto dele e ofereça palavras tranquilas em momentos que o causam medo, como quando são soltos fogos de artifício.
Além de útil e apropriado, seu cão poderá com o tempo entender que você é um parceiro no qual ele poderá recorrer quando estiver se sentindo ameaçado.
Distraia-o
Ofereça distrações ao seu cachorro, como um delicioso e suculento petisco durante os fogos de artifício. Brinquedos novos também são ótimos para estas situações.
Dar as guloseimas preferidas de seu cão fará com que ele tenha outra coisa em que se concentrar durante o barulho.
Abafe o som dos fogos de artifício
Esta é uma maneira fácil de controlar a ansiedade dos fogos de artifícios durante eventos. Lige a TV ou rádio naquele canal com ruído branco, ou coloque o som para tocar no YouTube (ruído marrom também funciona).
O objetivo é camuflar o barulho dos fogos de artifício, para seu cão passar por esse momento mais tranquilo e calmo.
Fale com o seu veterinário
Caso o comportamento do seu cão não melhore, entre em contato com o veterinário. Ele irá passar as melhores soluções ou até indicar um especialista em ansiedade em cães.