As escolas da Rede Municipal de Ensino terão um novo projeto para o ano letivo de 2023. Elas vão receber o Programa de Educação Ambiental (PROGEA), da Polícia Militar de Minas Gerais, que será executado no município em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.
Ontem, quinta-feira (22), foi realizada uma reunião, na sede da Polícia Militar do Meio Ambiente, para debater os detalhes, o cronograma e desenvolvimento do PROGEA no município. O Programa de Educação Ambiental da PM é voltado para alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental.
O PROGEA tem como objetivos estimular nos estudantes competência e habilidade para a adoção de comportamentos socioambientais, fomentar o processo de mobilização social, promover a compreensão das realidades ambientais e estabelecer relações positivas e diálogo contínuo entre comunidade escolar, família e poder público.
Em Poços, o programa será desenvolvido pela 18ª Companhia de Polícia de Meio Ambiente da PMMG, com sede no município e responsável por 55 cidades da região. Além de atuar na prevenção e repressão de infrações e crimes ambientais, também faz parte dos serviços o patrulhamento e combate aos crimes em zona rural, auxílio no combate ao crime organizado e a Educação Ambiental, como o PROGEA.
O programa atualmente é aplicado em várias cidades do Estado e especificamente na região, nas cidades de Alfenas, Carvalhópolis, Campos Gerais, Passos, Guaranésia, São José da Barra, Piumhi e Carmo do Rio Claro. Os quatro mediadores do PROGEA da Companhia formaram aproximadamente 1050 crianças do 4º e 5º ano das escolas públicas locais. Por questões de baixo efetivo, a região de Poços de Caldas não foi contemplada no ano de 2022.
“No entanto, em um esforço do Alto Comando da PMMG e do Comando de Policiamento de Meio Ambiente da PMMG, por meio da formatura dos novos soldados em novembro de 2022, a sede da 18ª Cia PM MAmb de Poços de Caldas foi contemplada com a Sd PM Clara Cristina Ramos, a qual foi imediatamente designada para o curso de formação de mediadores do PROGEA na RMBH. Durante o curso, a militar passou por instruções na área de Educação, Comunicação, Planejamento, Práticas de Ensino, Psicologia, Mobilização Social, cuidados com crianças com necessidades especiais, etc, sendo a militar escolhida como destaque no referido curso”, afirma o Comandante da 18ª Companhia de Polícia de Meio Ambiente da PMMG, Capitão Araújo.
Ele informa que o planejamento já foi iniciado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Entendemos que Poços de Caldas, sendo a maior cidade do Sul de Minas, possuidora de incríveis belezas naturais e turísticas, merecia todos os esforços possíveis para ser atendida com este projeto e jamais poderia ficar de fora. E agora, com o apoio de todos os órgãos públicos e parcerias público/privadas, este sonho se torna realidade. Este é só o início! Outros projetos da Polícia Militar de Meio Ambiente juntamente com os nossos parceiros ainda poderão brindar ainda mais a nossa querida cidade e outras mais da região”, completa o Comandante.
Os estudantes participarão das atividades durante todo o ano “Estamos muito empolgados com o PROGEA na nossa cidade. O projeto beneficiará muitas crianças e toda comunidade escolar. A conscientização ambiental é um valor importante na formação de caráter da pessoa, além de ser apresentada de maneira lúdica, facilitando o aprendizado”, ressalta a Sd Clara, da Polícia Militar do Meio Ambiente.
*Com informações: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas