A Liberdade mora em Minas e o Carnaval também. Com esse slogan, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), lançou o programa Carnaval da Liberdade. Poços de Caldas participa da iniciativa intersetorial, que vem sendo desenvolvida em quatro eixos: Estruturação, Fomento, Ações Culturais e Promoção.
O objetivo do Carnaval da Liberdade é incentivar blocos caricatos, escolas de samba e grupos carnavalescos e festas tradicionais, em todos os municípios de Minas Gerais, a realizar as festividades de 2023 de forma alegre e organizada, após dois anos de pandemia. O programa pretende fomentar essa festa tradicional, reconhecendo a importância do evento para as manifestações culturais do estado e para o desenvolvimento da economia criativa, gerando oportunidades de emprego e renda para os municípios.
A iniciativa conta com a participação de diversas frentes do Governo de Minas e parceiros, a exemplo da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Histórica, Associação Mineira de Municípios (AMM), Abrasel, Centro de Referência do Queijo e Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Em Poços de Caldas, a retomada do Carnaval após dois anos de pandemia vai seguir a fórmula dos últimos anos, com atrações para todas as idades e retorno das atrações tradicionais que fazem dos festejos carnavalescos poços-caldenses uma festa tão singular, como a Charanga dos Artistas e o Banho à Fantasia.
Expectativa
“Nossa expectativa para a retomada do Carnaval é muito positiva, levando em conta a importância turística da maior festa popular do Brasil. Integrar o Carnaval da Liberdade, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, é de grande relevância no sentido de consolidar Minas Gerais cada vez mais como destino turístico também no Carnaval e a nossa participação demonstra a sólida relação institucional entre o município e a Secult-MG”, destaca o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca.
O programa foi criado para que os municípios mineiros possam se estruturar e se desenvolver, considerando a importância turística e cultural da festa. “Com um Carnaval plural, que reúne atrações para todos os gostos, Poços de Caldas está, sem dúvida, em total consonância com a proposta do Carnaval da Liberdade de Minas Gerais”, pontua o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
As atrações vão se concentrar na Praça Dom Pedro II (Praça dos Macacos), Praça Pedro Sanches, Parque José Affonso Junqueira e Praça dos Imigrantes (Xadrez Gigante), além do bairro Cascatinha. Entre as atrações estão a tradicional Charanga dos Artistas, Banda do Lira, Frevo na Fobica, Carnabebê, Banho à Fantasia, diversos shows e desfiles de blocos de rua.
*Informações da Prefeitura Municipal.