Na semana passada, durante reunião ordinária da Câmara Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, foi aprovada uma Moção de Apelo solicitando ao Governo do Estado de que disponibilize recursos para a distribuição de kits escolares nas atividades paradesportivas, modalidades esportivas praticadas por pessoas com deficiência. A proposição é de iniciativa do vereador Wellington Paulista (União Brasil).
Sempre atento às demandas da área esportiva, Paulista reforça a importância dessa medida. “Essa Casa tem discutido e apoiado a causa paradesportiva e o Governo do Estado também tem se dedicado a essa área. No entanto, o que queremos é que haja uma olhar diferenciado para a pessoa com deficiência. É preciso ressaltar o trabalho que o CIDEP realiza em Poços, trabalho fundamental de inclusão social e reabilitação. Temos conhecimento que o Estado disponibiliza esse kit escolar e a intenção da Moção de Apelo é pedir a ampliação dessa ação, valorizando ainda mais as atividades do município, estruturando todos os jogos e criando novas oportunidades. É, também, um reconhecimento de tudo é feito hoje pelas nossas entidades”, declara.
Na Moção de Apelo, o vereador ressalta que os kits escolares para as pessoas com deficiência seriam distribuídos para alunos de escolas, centros e associações especializadas nas atividades paradesportivas. “As atividades contribuem não só para o desenvolvimento físico, mas também são poderosas ferramentas de reabilitação. Existe uma conexão social entre os participantes e há a inclusão em todas as suas dimensões. Quando falamos em números, sabemos que o CIDEP atende 60 participantes ativos em idade escolar, sendo mais 300 que atuam em modalidades paralímpicas. São dados que revelam o ótimo trabalho em nosso município e, por isso, Poços merece uma atenção especial nessa área”, finaliza.
*Informações Ass. Imprensa da Câmara Municipal.