O Corpo de Bombeiros Militar de Minas gerais em Poços de Caldas, no Sul do estado, foi acionado na tarde desta quarta-feira (19) para vistoriar duas árvores com risco de queda em uma chácara localizada à Rua Leonor Furneleto Delgado, na Morada dos Pássaros, região Leste da cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros,
Quando a guarnição de coordenação de área chegou ao local, os militares verificaram que haviam duas árvores da espécie Sapuva, de aproximadamente 20 metros cada, com forte inclinação para o lada da residência.
Ao analisar de perto, foi possível perceber que a árvore mais grossa estava com trinas no tronco e estava encostada, sendo suportada pela mais fina, que apresentava rachaduras na base, indicando que não seria suficiente para suportar a sobrecarga. Dessa forma, foi constatado que havia risco iminente de queda das árvores.
Ainda de acordo com os Bombeiros, a moradora da casa se encontrava acamada e com dificuldades de locomoção, não tendo condições de deixar a residência, mesmo que temporariamente.
A unidade de resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada e os militares foram orientados a manter a senhora no interior da viatura, enquanto o serviço de corte de árvores era executado. A viatura de combate a incêndio também foi acionada para apoiar a guarnição no corte de árvores.
Além disso, a situação foi passada para o coordenador de Defesa Civil municipal, que compareceu imediatamente ao local e acionou a assistência social para apoiar em uma possível evacuação da residência, além da divisão de parque e jardins da Prefeitura Municipal, que compareceu ao local com caminhão munk e cesto elevatório.
O secretário de serviços públicos, Celso Donato, também esteve no local e acompanhou todo o trabalho.
As equipes utilizaram o cesto elevatório para realizar a amarração das duas árvores juntas, e a retro escavadeira tracionou para a mais oposta possível, de acordo com as características do terreno. Enquanto isso, operadores de motosserra fizeram cortes na base, possibilitando a supressão total das árvores sem causar danos no local.
Segundo os Bombeiros, o risco foi eliminado, sem danos à residência e seus moradores.
*Com informações CBMMG.