Novo trabalho do artista pretende garantir mais visibilidade ao Rap na cidade
Atento à produção cultural e artística contemporânea, o rapper MB2 apresenta sua nova proposta para viabilizar a circulação de shows autorais para promoção do seu trabalho e de outros artistas da cena do rap na cidade, assim, nasce a ‘Roda de Rap com MB2 e Convidados’. A primeira ação está prevista para esta sexta-feira, 28 de julho, às 19h30, na Pista de Skate do Parque Municipal Antonio Molinari, em Poços de Caldas, no Sul de Minas.
Inspirado nas tradicionais rodas de samba, realizadas por todos os cantos do país, pretende dar vida a uma nova ideia que há tempos vem sendo pensada, mas que ainda não havia sido executada por ele. Assim, MB2 se apresenta reproduzindo o formato de uma roda de samba que ao invés dos tradicionais instrumentos (cavaco, pandeiro, tamborim) tem a presença do DJ convidado Leopac e a participação de outros rappers da cena local: Adeptos MC’s, Lu Afri e Semeador.
Os rappers irão apresentar seus trabalhos autorais e também cantar juntos músicas que são inspiração em suas trajetórias e que marcaram também a cultura do hip-hop brasileiro.
O objetivo é ocupar os espaços públicos com uma proposta contemporânea e totalmente diferenciada para fortalecimento da cultura negra, especialmente do Rap, fomentando a produção artística de nomes da cena musical de Poços de Caldas.
“O Rap, o pilar poético do movimento Hip Hop, justamente por ser uma cria e fazer parte da cultura negra, não é diferente, usado como o “grito” de uma voz que precisa ser ouvida, é de toda forma tentado a ser ocultado, porém, orgulha-se de ser um dos movimentos culturais mais duradouros e, principalmente, mais consumido nas periferias de todo o país e do mundo. Além disso, tendo em vista que o Rap é conhecido como a linguagem da população periférica, pretendemos levar uma mensagem direta a toda população, para que se conscientizem e valorizem suas raízes, história e lutem contra o racismo, sendo uma oportunidade de dialogar e alcançar diferentes pessoas.”, comenta MB2.
Relevância da Proposta
Os movimentos musicais brasileiros, samba, funk e rap, são fortemente associados à negritude. Observa-se que o tratamento, em grande medida discriminatório, dado pela sociedade brasileira ao samba, no passado, e ao rap e ao funk, no presente, explicita o caráter sintomático do racismo em nosso país. Ainda que desde a década de 1930 se venha construindo um discurso que busca disseminar a ideia de democracia racial no Brasil, o racismo insiste em ressurgir nas mais variadas relações sociais, da maior probabilidade de morte por meios violentos enfrentada pela população negra às dificuldades que se impõem a suas produções artísticas.
O Rap e o Samba são pilares da cultura brasileira, são crias e fazem parte da cultura negra. O samba em seus primórdios também já foi bastante marginalizado, mas hoje é um dos mais importantes gêneros musicais brasileiros. Da mesma forma, atualmente, o Rap ainda sobre bastante preconceito, e a presente proposta quer justamente fazer a quebra destes paradigmas.
Nesse sentido, a intenção é que as rodas de rap sejam exemplo de pautas diversas em eventos realizados nos espaços públicos, garantindo oportunidade para celebrar e trazer para diferentes pessoas e para os espaços da cidade a pluralidade cultural afro-brasileira.
A ação é viabilizada com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas, tem produção de Chiara Carvalho e Patrícia Bombom, além do apoio da marca de roupas urbanas Interiô.
SERVIÇO
Roda de Rap com MB2 e Convidados
Data: sexta-feira, 28 de julho de 2023
Horário: a partir das 19h30
Local: Pista de Skate do Parque Municipal Antonio Molinari, Country Club, Poços de Caldas
*Show gratuito!