Por Luís Fernando Modesto –
Quanto aos benefícios do exercício físico, todos nós já sabemos. Para a terceira idade, se torna ainda mais importante porque conforme o corpo envelhece, alguns fatores ficam ainda mais deficitários.
A energia e vitalidade da juventude tendem a cair com o passar dos anos. Algumas consequências naturais com o envelhecimento são a perda de massa muscular e mudanças hormonais, porém, esses sintomas podem ser diminuídos com a prática de exercício físico.
Muitos pensam, quando falamos de atividade física para terceira idade, em exercícios leves, mas na verdade, é necessário trabalhar diversas capacidades físicas, como flexibilidade, força, equilíbrio, potência e todas as outras.
Além disso tudo, é sempre bom lembrar, também, na atuação do exercício físico na prevenção de doenças como osteoporose, hipertensão, diabetes e AVC, por exemplo.
Mantenha-se fisicamente ativo, não só pelos grandes benefícios, mas também por prazer, como encontrar o esporte que goste, sempre orientado por um profissional de educação física, e sinta a melhora na qualidade de vida quase que imediatamente.
Alô Poços, cada dia melhor