O Hospital Santa Lúcia, localizado na cidade de Poços de Caldas, foi reconhecido como primeiro lugar no estado de Minas Gerais no atendimento e tratamento de AVC agudo. A premiação, realizada em um evento especial na quarta-feira (02), destacou a excelência e a dedicação da equipe médica e dos colaboradores do hospital nesse campo da saúde.
O Angels Award (Prêmio Angels) foi lançado na Europa e desde 2018 na América Latina, para reconhecer e honrar o comprometimento de profissionais e hospitais comprometidos em qualificar o atendimento ao AVC, estimulando uma cultura de monitoramento de indicadores. O monitoramento é fundamental para que os centros identifiquem possíveis déficits no seu atendimento, comparando-se com resultados de sua região e do mundo, e a partir dos déficits encontrados, possam fazer melhorias em seu processo que vão repercutir em melhores resultados para seus pacientes. Os hospitais recebem certificados deste status e são reconhecidos nos grandes congressos nacionais e internacionais.
O Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração é o primeiro hospital do estado de Minas Gerais a ser certificado com o status Platinum.
Em março de 2022 o Santa Lúcia recebeu o certificado Angels, tornando-o uma das principais referências no atendimento a pacientes vítimas de AVC agudo na região e no País. Para tanto, a equipe multidisciplinar no atendimento aos pacientes com suspeita de Acidente Vascular Cerebral passou por uma capacitação, por meio de uma parceria do Hospital e a Boeringher Ingelheim, empresa do ramo hospitalar.
O prefeito, Sérgio Azevedo participou da cerimônia e agradeceu o apoio do Hospital com o município. “O Santa Lúcia conseguiu receber esse reconhecimento internacional, para hospitais que são referência ao AVC agudo. É o único Hospital de Minas Gerais que recebeu essa premiação. Estamos muito orgulhosos e queria agradecer o trabalho que foi realizado na pandemia e também a parceria que está acontecendo com o programa “Saúde Fila Zero”.
Já o secretário de Saúde, Thiago Mariano ressaltou o ganho da população com esse atendimento especializado. “É um orgulho pra Poços ter um hospital com a qualidade do Santa Lúcia. A saúde de Poços ganha muito ao ter um hospital referência para pacientes cardíacos e agora com essa certificação internacional com foco no AVC temos a garantia que a população é bem assistida.”
O Hospital possui certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) desde 2023 e atualmente é Certificado com Excelência (Nível III), a mais alta Qualificação fornecida para serviços de saúde pela ONA.
*Informações Prefeitura Municipal.