Enquanto o Rio vive a incerteza da festa de Réveillon — os shows foram cancelados e a cidade aguarda a decisão se haverá ou não queima de fogos —, cidades turísticas do estado, como Angra do Reis, Paraty e Búzios, seguem programando eventos para comemorar a chegada de 2022.
As prefeituras que cancelaram os festejos argumentam que a medida é preventiva e foi provocada pela falta de controle sanitário para os viajantes que chegam ao país e em combate ao avanço da variante Ômicron do coronavírus.
Das cidades que preparam festa para seus moradores e turistas, Paraty e Angra dos Reis, na Costa Verde, programam, além de shows e queima de fogos, protocolos sanitários para evitar os não-vacinados.
As autoridades locais planejam exigir a apresentação de passaporte vacinal para o acesso a locais públicos. As duas cidades estudam ainda exigir o comprovante para reservas de hospedagens e aluguéis de temporada.
De acordo com a prefeitura de Angra, os planos só serão alterados caso “haja agravamento do quadro epidemiológico atual”.
A questão da exigência do comprovante vacinal foi apresentada na terça-feira (7/12) pela prefeitura da vizinha Paraty aos representantes do setor de turismo e uma decisão será tomada até o fim da semana.
De acordo com a prefeitura da cidade, a queima de fogos será descentralizada para evitar aglomeração.
*Fonte: Metrópoles