Programa tem aprovação da população, em especial das gestantes, e há 42 anos presta serviço de excelência
Um abaixo-assinado começou a circular pelas redes sociais nesta quinta-feira, 07, pedindo a manutenção do Programa Materno Infantil em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais.
De acordo com o cabeçalho da petição, é levado em consideração “o serviço de excelência realizado pelo Programa há 42 anos” com total aprovação da população, em especial das gestantes e puérperas de baixa renda que sempre tiveram acompanhamento total desde a gestação até a criança completar seu primeiro ano de vida.
Conforme descrevem os organizadores, “este abaixo-assinado tem por objetivo sensibilizar as autoridades competentes para que busquem meios de se manter o programa em funcionamento, sem prejuízo das orientações do Ministério da Saúde”.
O abaixo-assinado está disponível para os interessados através do link https://docs.google.com/forms/d/1qhlPHLInZ2xU890_IKNsTPsZqz-t363-iB3TlDOdvAI/viewform?edit_requested=true.
Ontem, 06, a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura divulgou um release informando que o Programa Materno Infantil passaria por reestruturação.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para entender melhor como vai funcionar essa reestruturação e fomos informados que “o serviço que é realizado pelo Materno Infantil será direcionado para as unidades básicas, como, por exemplo, questões do aleitamento materno, puericultura, palestras, acompanhamento da gestante, entre outros serviços”.
Ainda de acordo com a Assessoria da Secretaria de Saúde, “todo apoio que era prestado continuará. Os casos que necessitarem de atendimento especializado serão encaminhados pelas unidades básicas de saúde para o Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança”.
Vale lembrar que o Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança começou a funcionar na última segunda-feira, 04, na Rua Paraíba, área central de Poços de Caldas, onde funcionou o Hospital de Campanha.