Para identificar as possíveis ameaças existe um conjunto de medidas de prevenção para proteger os colaboradores
Em muitas funções, os profissionais estão sujeitos a diversos riscos que podem, de alguma forma, causar lesões que os impeçam de continuar desempenhando as tarefas.
De acordo com o Ministério do Trabalho foram registrados 571.786 casos de acidentes e mortes relacionados ao mercado de trabalho formal no Brasil em 2021, o que representa um crescimento de 30%.
Para identificar as possíveis ameaças, existe um conjunto de medidas de prevenção para proteger os colaboradores, reduzindo acidentes e doenças ocupacionais. “Saúde e segurança devem ser elementos essenciais nas atividades. A segurança no trabalho contribui para um ambiente seguro, prevenindo adoecimentos e contribuindo para integridade física dos colaboradores”, afirma a técnica em segurança do trabalho da Unimed Poços, Laiane Cristina Thimoteo da Silva.
Todas as empresas que possuem trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), necessitam cumprir minimamente os requisitos legais, baseados e norteados pelas Normas Regulamentadoras (NR’s) do Ministério do Trabalho.
Saúde Ocupacional
Dentre as medidas preventivas está a saúde ocupacional. “Dependendo do grau de risco e enquadramento da empresa é necessário elaborar programas/laudos e ações, além da realização do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) do trabalhador, conforme as NR’s”, explica Elaine Galafassi, coordenadora do departamento de saúde ocupacional da Unimed Poços.
Além do cumprimento legal, investir em saúde, segurança do trabalho e qualidade de vida pode trazer diversos benefícios, tais como: aumento da produtividade e rentabilidade nos negócios, redução do absenteísmo, melhoria no bem-estar e satisfação dos colaboradores, redução da rotatividade, retenção de talentos e melhor gestão do ambiente do trabalho.
“A Saúde Ocupacional Unimed (SOU) oferece serviços completos, visando auxiliar as empresas no que se refere ao atendimento das legislações trabalhistas, relativas à segurança e saúde no trabalho. Os serviços podem ser contratados de forma independente por qualquer empresa, mesmo por aquelas não clientes dos produtos de assistência médica. A equipe de profissionais é formada por especialistas, com estrutura completa e equipamentos de última geração, para assessorar as empresas” completa Elaine.
*informações Assessoria Unimed