O advogado Abel Morais, flagrado na última semana ao perseguir e arrastar a esposa em uma rua de Iturama, no Triângulo Mineiro, já foi preso em flagrante anteriormente por agredir outra mulher. O registro de ocorrência feito pela PM aponta que o homem teria enforcado e fraturado o braço de uma ex-namorada.
O BHAZ teve acesso ao histórico de ocorrências policiais envolvendo o advogado, que se apresenta nas redes sociais como presidente do diretório municipal do Patriotas e também defensor dos direitos dos animais. O partido informou que ele será afastado imediatamente dos quadros de filiados (confira abaixo a nota na íntegra).
Em 2017, Abel Morais Barbosa Ferreira foi detido pela PM em Ibiá, no Alto Paranaíba, em uma ocorrência de agressão contra a sua então namorada. Na época, a mulher contou aos policiais que estava em um carro com o advogado quando os dois começaram a brigar.
A vítima contou aos militares que disse para Abel que queria terminar o relacionamento e mudar de casa. Diante de uma reação agressiva do advogado, a mulher ficou com medo e puxou o freio de mão do veículo. Ela ainda disse que saiu correndo na rua e foi agarrada pelo então namorado, que teria a enforcado.
A mulher relatou aos policiais que foi arrastada por Abel. Ele ainda teria torcido os braços da vítima, que foi levada para o pronto-socorro após testemunhas acionarem a PM para resgatá-la.
O registro de ocorrência aponta que ela fez corpo de delito, sendo afastada do trabalho por 30 dias em decorrência dos ferimentos nos braços.
Para a PM, a mulher ainda relatou que o namorado já tinha a ameaçado de morte. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia pelos militares.
Advogado diz que foi inocentado
Na época, ao ser preso, Abel disse aos policiais que apenas segurou a mulher pelos braços, o que causou as lesões, segundo o registro de ocorrência. Ele também teria tido escoriações em decorrência da briga.
Ao ser procurado pelo BHAZ para falar sobre o caso de 2017, Abel disse que na Justiça ficou comprovado que não houve agressão. O advogado afirma que foi absolvido em primeira e segunda instâncias.
O processo corre em segredo de Justiça, por isso não é possível confirmar a informação repassada pelo advogado Abel Morais. A reportagem do BHAZ tentou localizar a vítima, porém ela se mudou de Ibiá após o episódio.
Flagrado ao arrastar sua atual mulher pela rua
No último dia 10, câmeras de circuito de segurança flagraram o advogado Abel Morais perseguindo e arrastando a esposa em plena luz do dia no meio de uma rua de Iturama, no Triângulo Mineiro.
Nas imagens, a mulher aparece correndo pela rua e consegue parar um veículo. Em seguida, o homem surge de cueca e persegue a esposa, arrastando ela pelo asfalto. O advogado só para quando passageiros de um segundo carro resgatam a vítima.
O registro feito pela Polícia Militar (PM) aponta que a mulher foi mantida pelo marido em cárcere privado durante quase oito horas antes de conseguir sair de casa. Os dois teriam discutido devido a uma crise de ciúmes do homem. Um dos militares que atendeu a ocorrência contou que a vítima foi socorrida com pescoço roxo.
O advogado Abel Morais alega que apenas teve uma “discussão acalorada” com sua companheira.
O caso repercutiu na cidade e, após as imagens circularem pelo WhatsApp, a mulher enviou áudios em grupos afirmando que está bem. Ela ainda disse que o companheiro nunca agrediu, informação que também confirmou em conversa com a reportagem.
Patriotas afasta advogado
A reportagem do BHAZ entrou em contato com o diretório estadual do Patriotas. O partido informou que o advogado Abel Morais será destituído da função de presidente da legenda no município de Iturama e afastado do quadro de filiados.
Além disso, o Patriotas reforçou que não tolera que seus membros assumam condutas que atentem contra a dignidade humana. Leia a nota na íntegra:
“Não havíamos tomado, até o presente momento, conhecimento de reportagens nas quais são atribuídas ao Sr. Abel agressões contra mulheres.
Trata-se, na nossa opinião, de fato grave, atribuído a um filiado do partido.
O Patriota no Brasil, sobretudo no estado de Minas Gerais, repudia qualquer ato que atente contra a dignidade humana e não tolera que quaisquer de seus membros assumam tais condutas.
A partir dessa segunda feira, 19/09/2022, o Sr. Abel será destituído da função de Presidente do partido no município de Iturama e de qualquer outra função que desempenhe em nome do partido.
Sumariamente o partido promoverá o afastamento imediato do Sr. Abel dos quadros de filiados do partido, até que processo judicial apure a conduta do filiado.”