O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) sugeriu uma terceira via ao Governo de Minas. Em vídeo publicado ontem (30), o tucano defendeu que uma candidatura do partido dele seria a melhor opção para o cargo. Até o momento, as pesquisas indicam que a eleição de 2022 deve ficar entre o atual governador, Romeu Zema (Novo-MG), e Alexandre Kalil (PSD-MG). ex-prefeito de BH.
Aécio Neves defende que o partido dele é o mais qualificado para assumir o Governo de Minas Gerais. “A grande verdade é que os últimos governos que realizaram, que transformaram a vida dos mineiros, que fizeram investimentos no estado, que melhoraram a educação e a saúde, foram os governos do PSDB e isso é reconhecido por muita gente”, detalhou.
Os últimos governos do PSDB em Minas Gerais foram o do próprio Aécio, que foi eleito em 2003 e reeleito em 2007. Em 2010, ele renunciou para concorrer ao Senado Federal e foi substituído pelo colega de partido Antonio Anastasia. Este, por sua vez, foi reeleito em 2011, mas também deixou o cargo, em 2014, para trabalhar na campanha de Aécio Neves pela Presidência da República.
Aécio explica que a ideia de uma candidatura além da polarização seguiria o exemplo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), aliado do mineiro. O gaúcho anunciou que deve deixar o cargo atual para disputar a Presidência da República. “Eu acho que ele pode agregar à terceira via e dar a ela uma viabilidade eleitoral”, opina.
Possíveis nomes
No vídeo, Aécio indica possíveis nomes do PSDB para concorrer ao Governo de Minas. O primeiro mencionado por ele é Marcus Pestana, ex-deputado federal, com dois mandatos de 2011 a 2019. Pestana também assumiu a Secretaria de Estado de Saúde durante os anos que Aécio esteve à frente do Executivo estadual.
Outro possível candidato citado no vídeo é Paulo Brant, atual vice-governador de Minas. Em 2019, ele foi eleito, pelo partido Novo, na chapa de Romeu Zema. Em 2021, após divergências com a sigla, Brant se filiou ao PSDB.
Pesquisas indicam polarização
Segundo pesquisa Quaest/Genial, divulgada no último dia 18 de março, Romeu Zema (Novo) lidera as intenções de voto, com 34% dos eleitores. Alexandre Kalil (PSD) está em segundo lugar, com 21% das intenções. Em um possível segundo turno entre os dois, Zema seria reeleito com 49% dos votos, contra 33% do prefeito de BH.
Em terceiro e quarto lugar, a pesquisa indica maior intenção para André Janones (Avante-MG), com 7% dos votos, seguido de Cleitinho Azevedo (Cidadania-MG), com 6% das intenções.