Curso foi ministrado com o tema “Prevenção do Risco de Queda dos idosos”
Agentes comunitários de Saúde do PSF Itamaraty e Pq. Pinheiros de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, passaram por um curso de capacitação sobre a prevenção do risco de queda dos idosos nesta segunda-feira, 16.
A saúde dos idosos é dinâmica, complexa e pode sofrer mudanças rapidamente. Um dos fatores que pode influenciar muito nesse quadro são as quedas que ocorrem com frequência e tem um aumento do risco com a idade e o nível de fragilidade desses público.
Dentro desta temática, o fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Esequiel Trevisan, ministrou essa capacitação e explicou a importância da formação. “As consequências de um episódio de queda podem ser devastadoras: desde ferimentos leves, lesões traumáticas do cérebro, fraturas do quadril/fêmur, as hospitalizações, e posterior perda da independência, imobilização, entre outras consequências.”
Por isso se faz necessário uma intervenção na Atenção Primária para prevenir os fatores potencialmente modificáveis que são os “Comportamentais” e os “Ambientais”. Onde os profissionais atuarão de uma forma multidisciplinar em um projeto em toda cidade para prevenirmos essas quedas, fazendo as visitas domiciliares para avaliação da pessoa e do ambiente para posterior planejamento das ações e intervenções necessárias a cada caso.
A agente comunitária de Saúde, Edilaine Garcia de Souza Maciel participou da capacitação e avaliou o momento. “Nós AC ficamos satisfeitos em participar da educação continuada que teve o tema ‘Prevenção de quedas no ambiente doméstico com idosos’, promovendo dessa forma um ambiente mais seguro no dia a dia para os idosos, orientando seus cuidadores e familiares. Concluímos que é de suma importância a prática dessa educação continuada visando a parceria entre profissionais da área da saúde e população, trazendo dessa forma melhoria para a qualidade de vida para nossos idosos.”
As capacitações estão sendo ministradas de forma gradual pelos fisioterapeutas do NASF e será desenvolvida com todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde.
*informações Secom Prefeitura