Alckmin enfatizou que “campanha eleitoral se faz ouvindo o povo e não fazendo motociata ou andando de jet ski”
O candidato a vice-presidente da República ao lado de Luís Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin (PSB), e o candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD), estiveram em Poços de Caldas, município do Sul do estado, na manhã desta terça-feira (13). A chegada no Aeroporto “Embaixador Walther Moreira Salles” aconteceu com cerca de uma hora de atraso e a dupla foi recepcionada por correligionários, candidatos e apoiadores, como os ex-prefeitos Paulo Tadeu (PT) e Eloísio Lourenço (PSB) [este último, organizador do evento] e candidatos e candidatas a deputado e a deputada estadual e federal por Poços de Caldas e da região.
Dentre os presentes, os candidatos a deputado federal Odair Cunha, Reginaldo Lopes e Diney Lenon, todos do PT, e a candidata a deputada federal Yula Merola (Avante), bem como a candidata a deputada estadual Cacá D´Arcádia (PT).
Do aeroporto, a comitiva seguiu para o Salão Azul do Palace Hotel onde empresários, comerciantes e demais agentes envolvidos com o setor do Turismo e da Cultura aguardavam para ouvir as propostas dos candidatos para a área e apresentar suas demandas.
“Diretores do Instituto Federal do Sul de Minas também marcaram presença e falaram sobre os cursos de capacitação ofertados, inclusive no ramo hoteleiro e turístico”, esclareceu a Assessoria de campanha.
Também estiveram presentes ao evento, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv-PC), que entregaram um documento ao candidato Geraldo Alckmin pedindo a imediata revogação da Reforma da Previdência, que instaurou o caos na vida dos trabalhadores.
Em sua fala, Kalil afirmou que a eleição de Lula é uma questão de sobrevivência. “Não podemos brincar com o Brasil.”
O ex-prefeito de Belo Horizonte também criticou a falta de obras de Romeu Zema frente ao governo de Minas. “Me levem até pelo menos um quebra-molas que ele tenha feito aqui. Não tem. Eu sei que ele não fez nada”.
Kalil frisou ainda que é preciso conversar sério sobre o desenvolvimento do Turismo e da Cultura, com ações que gerem renda e transformem a vida das pessoas. “Levem a nossa mensagem adiante. Eu preciso dos votos de vocês, ainda mais de uma cidade tão grande e importante como é Poços de Caldas”.
Já o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, explicou que ele e Lula estão fazendo algumas agendas em cidades diferentes para espalhar ao máximo a mensagem de esperança. “Estou muito feliz em estar aqui e receber essas propostas. Assim se faz um programa de governo democrático, com a participação das pessoas. Não é fazendo motociata e andando de jet sky”, criticou.
Alckmin falou sobre suas raízes mineiras, já que o pai é de Baependi (MG) e grande parte da família nasceu em Minas Gerais. “Eu sempre vinha muito para o Sul de Minas. Conheço todas as igrejas e cemitérios da região porque era parada obrigatória com o meu pai”, brincou.
O candidato a vice-presidente na chapa de Lula falou ainda sobre as propostas de desburocratizar os processos e parar de criar regras que só oneram o bolso do brasileiro. Também abordou a necessidade de se fazer uma reforma tributária que diminui os impostos sobre o consumo.
Alckmin falou ainda sobre o que chamou de ‘crescimento inclusivo’. “Quem está lá atrás precisa vir junto. O salário mínimo não pode ter perdas. Mais de 70% dos aposentados do INSS sobrevivem com um salário mínimo que não tem poder real de compra. Vamos investir em infraestrutura e tecnologia porque é isso que cria empregos”.
Ele finalizou dizendo que Kalil é o mais preparado para assumir Minas Gerais, um Estado que ele tanto ama.
A conversa durou cerca de uma hora e logo em seguida, os candidatos falaram com representantes de vários veículos da imprensa.
A princípio estava prevista uma caminhada pela área central de Poços de Caldas por volta das 11h, contudo, devido ao atraso na chegada dos candidatos, as pessoas que estavam concentradas na esquina das ruas Assis Figueiredo com Paraíba foram convidadas a se deslocarem até a porta do Palace Hotel, na Praça Pedro Sanches.
Ao final da conversa com a imprensa, Alckmin e Kalil, ladeados por candidatos locais e regionais, conversaram com os apoiadores e falaram sobre as expectativas de vitória no próximo dia 02.
Da Praça Pedro Sanches, a comitiva seguiu para o aeroporto local onde embarcaram para cumprir agenda em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.