Inscrições devem ser realizadas entre 22 de agosto a 15 de setembro
Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 4 – Educação de Qualidade, a Autarquia Municipal de Ensino segue atuando na alfabetização de jovens e adultos, com uma nova turma ofertada no segundo semestre. As inscrições para o curso “Ações e Noções: Educação de Jovens e Adultos – Ler e escrever em busca de novos horizontes” são gratuitas e devem ser realizadas de 22 de agosto a 15 de setembro, pelo telefone 3714-3004, das 8h às 17h, ou pelo link https://bit.ly/cursodealfabetizacaopc.
O curso de alfabetização de jovens e adultos é uma parceria entre a Autarquia Municipal de Ensino (AME), Salesianos – Inspetoria São João Bosco, Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Promoção Social, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Universidade Estadual de Minas Gerais.
As aulas gratuitas têm previsão de início em setembro de 2022 e as atividades devem ser realizadas em unidades educacionais localizadas nas regiões onde há maior necessidade. “Sem dúvida, o curso de alfabetização de jovens e adultos é uma das ações mais relevantes constantes do plano de trabalho da Autarquia Municipal de Ensino para 2022. Como educador, é muito gratificante estar como diretor da AME e empreender uma iniciativa dessa proporção, juntamente aos nossos parceiros”, destaca o diretor da autarquia, professor Carlos Roberto de Oliveira Costa.
A primeira turma foi ofertada no primeiro semestre de 2022, com a entrega de certificados no início do mês de agosto. A proposta nasceu da identificação desta demanda junto às secretarias municipais de Educação e de Promoção Social. Segundo dados da Secretaria Municipal de Promoção Social, em Poços de Caldas há 2.128 pessoas analfabetas inscritas no Cadastro Único de Assistência Social (CadÚnico), sendo 890 homens e 1.238 mulheres. A maior incidência por faixa etária está entre os idosos de 66 a 75 anos (488 pessoas). Já entre os jovens de 15 a 25 anos, há 293 analfabetos.
A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Referência do Professor Monsenhor Trajano Barroco, em parceria com a AME, realizou uma pesquisa de escolaridade junto às comunidades das unidades da rede pública, de forma a levantar dados que norteiem as ações educacionais no município, especialmente no que se refere à Educação de Jovens e Adultos.
Curso
A supervisora pedagógica da Autarquia Municipal de Ensino, Silvana Maria Jacinto, informa que o curso foi pensado em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96), no sentido de oportunizar aos jovens e adultos o exercício pleno de sua cidadania, reconhecendo o seu papel na sociedade, facilitando o ingresso no mercado formal de trabalho e possibilitando a continuidade dos estudos.
“Para a educação via EJA se faz necessário o desenvolvimento de um método de alfabetização baseado em suas experiências vividas, com palavras geradoras que os motivem a ampliar um repertório baseado na leitura, na escrita e no adicionar, subtrair, multiplicar e dividir através do diálogo”, ressalta Silvana Jacinto.
*informações Secom Prefeitura