Uma aluna foi expulsa de uma faculdade particular em Feira de Santana, cidade a cerca de 100km de Salvador (BA), depois de fazer uma publicação de cunho racista em uma rede social.
“Odeio o Lula, porque ele inventou o Fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”, escreveu no post. Em seguida, uma pessoa respondeu: “KKKKKKKKK um monte ** *****” e a jovem questionou “pobre ou preto?”.
O diálogo ganhou repercussão nas redes sociais e a atitude da estudante foi denunciada à direção da instituição. A conta da aluna, na qual foram feitas as postagens, foi excluída do Twitter.
A notícia da expulsão foi revelada para os alunos pelo pró-reitor da UNIFAN. “A gente teve conhecimento hoje pela manhã dos fatos. A instituição, em tese, não funciona de manhã, mas todo o conselho se reuniu pela manhã e pela tarde para averiguar o que estava acontecendo. Já foram tomadas as medidas e ela não faz parte mais da instituição”, disse Gustavo Checcucci. A decisão foi bastante aplaudida pelos alunos presentes. Veja:
Manifestação contra o racismo
Antes do anúncio da expulsão da aluna, um grupo de estudantes se reuniu para protestar contra o ato racista em frente à faculdade. As imagens que circulam nas redes mostram os gritos de ordem dos manifestantes. “Não é nesta instituição que vai ter lugar para racismo”, disse uma aluna.
Por meio de nota publicada nessa terça-feira (20), a faculdade declarou que repudia toda forma de preconceito e violência com o próximo.
Nota da UNIFAN na íntegra
“O Centro Universitário Nobre vem, por meio desta, informar que repudia toda forma de preconceito e violência contra o próximo, sendo que, nesta terça-feira, tomou conhecimento de postagens realizadas por um de nossos discentes, em sua rede social, que não condizem com os valores e políticas de nossa Instituição. Deste modo, esclarecemos que o caso será apurado para que sejam tomadas as medidas administrativas e legais cabíveis”.