Um adolescente de 15 anos foi morto, nesta segunda-feira (7), por um colega de escola em Nepomuceno, Sul de Minas Gerais.
Ele teve o pescoço cortado por um estilete na saída da Escola Estadual Dr. Ernane Vilela Lima. Segundo testemunhas disseram à polícia, os dois alunos se desentenderam no primeiro dia de aula.
O adolescente suspeito, de 15 anos, confirmou a história aos policiais. Ele foi apreendido e deve responder por ato infracional análogo ao crime de homicídio doloso.
Após o ataque, funcionários da escola teriam tentado socorrer o aluno, que foi levado para a Santa Casa da cidade, mas não resistiu.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação em Minas Gerais (SEE/MG) lamentou a morte do estudante e se solidarizou com amigos, familiares e a comunidade acadêmica. Ainda segundo a pasta, a Superintendência Regional de Ensino de Varginha, responsável pela escola, também acompanha o caso.
Veja a nota da SEE/MG na íntegra
“A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lamenta profundamente a morte do estudante, ocorrida nesta segunda-feira (6/3), durante uma briga com um colega na Escola Estadual Doutor Ernane Vilela Lima, em Nepomuceno, no Sul de Minas.
A vítima foi agredida pelo colega na saída da escola, no fim do turno da tarde. O estudante agredido foi socorrido pela direção da escola, levado ao hospital da cidade, mas não resistiu e faleceu logo após dar entrada na unidade de saúde. A Polícia Militar foi acionada, esteve na escola para apurar os fatos e registrou o Boletim de Ocorrência. O estudante que atingiu o colega já está sendo acompanhado pela PMMG.
As aulas do turno da noite desta segunda-feira (6/3) e também desta terça-feira (7/3) foram suspensas.
A Secretaria de Estado de Educação se solidariza com os familiares da vítima, neste momento de dor, e com toda comunidade escolar, em decorrência da fatalidade. A Superintendência Regional de Ensino de Varginha, responsável pela coordenação da escola, está monitorando o caso e prestando todo o apoio às famílias.
Cabe destacar que a SEE mantém ações educativas contínuas junto à comunidade escolar para prevenir a violência nas escolas estaduais, em todo estado. Dentre as ações, destacamos o Programa Convivência Democrática, criado em 2017, que articula projetos e estratégias pedagógicas preventivas para a melhoria da convivência nesse ambiente. Em 2022, também foram criados os Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs) que atuam nas 47 Superintendências Regionais de Ensino. As equipes são formadas por psicólogos e assistentes sociais para acolhimento e diálogo com os alunos da rede. Os profissionais do NAE que atendem as escolas estaduais do município de Nepomuceno estão elaborando Plano de Ação Emergencial, para suporte e orientações aos servidores da escola, bem como às famílias envolvidas nesta fatalidade.
Ainda com objetivo de tornar as escolas um ambiente cada vez mais seguro, a Secretaria de Educação, tem o Programa Patrulha Escolar, implementado em parceria com a Polícia Militar, para realizar rondas diárias no entorno da escola, a fim de coibir e combater à violência. A Secretaria de Estado de Educação reafirma o apoio a todos os envolvidos nesta triste fatalidade”.
*Informações Portal BHAZ.