A Polícia Civil resgatou 41 cães das raças Lhasa, Shitzu, Poodle e Yorkshire em situação de maus-tratos na tarde desta quarta-feira, 28, no Centro de Poços de Caldas, cidade do Sul de Minas. A polícia informou que os animais foram resgatados após denúncia de que eles estariam em situação de abandono na casa.
De acordo com a Polícia Civil, a moradora da casa é uma mulher de 52 anos, aposentada e que se encontra na situação de acumuladora. A mulher teria dito aos policiais que a ideia inicial seria criar os cães para vender, mas acabou perdendo o controle da situação. Ela mora com um filho.
Os cães foram encontrados em meio a sujeira, material reciclável e lixo. Ela não foi presa, mas deve responder por maus-tratos.
As fêmeas prenhas foram levadas para lares temporários de voluntários da causa animal, e após o nascimento dos filhotes os mesmos serão doados.
Ações sociais fora oferecidas após a repercussão do caso. Alguns pet shop como o Cantinho da Dani estão oferecendo aos adotantes dos animais banhos e tosa para que o pet vá para seu novo lar. A veterinária Bruna Zinerman chegou a oferecer banhos e tosa e algumas castrações sem custo algum, além de monitoramento das fêmeas que estão prenhas. A clínica fica na rua Barão do Campo Místico, 407, no centro de Poços de Caldas.
Segundo a Secretaria da Saúde de Poços de Caldas, agentes do setor de endemias estiveram no local na manhã de ontem, 29, avaliaram a situação e constataram a presença de madeira e entulhos. Porém, vão esperar a retirada de todos os animais para poderem realizar a intervenção de retirada de entulho.