Recentemente o “Alô Poços” publicou reportagem abordando o impacto financeiro do contrato com a empresa responsável pela “Educação Para o Futuro”. Com alto impacto social, “Método Ativamente” vai levar inclusão e desenvolvimento para mais de 12 mil alunos
Laptops de última geração e internet de alta velocidade nas 25 escolas municipais, kits físicos com atividades “desplugadas”, formação e plantão didático-pedagógico aos professores, tudo desenvolvido especificamente para a Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais. Esse é o programa “Educação para o Futuro – Projeto Ativamente”, lançado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ensino, na última segunda-feira (11), em parceria com A Recreativa, empresa poços-caldense referência em atividades lúdicas, que completa 72 anos em 2022.
Com alto impacto social esperado, mas, também, com considerável impacto financeiro, conforme se compreendo do disposto no Termo de Ratificação da Secretaria Municipal de Administração de Pessoas, assinado no último dia 29 e publicado no Diário Oficial do Município no dia 30, o programa tem custo mensal da ordem de pouco mais de R$ 2,086 milhões. O contrato foi assinado com validade de um ano, o que representa que, ao final de 12 meses, a empresa responsável por colocar o programa em prática terá recebido mais de R$ 25 milhões. Essa questão foi abordada pela reportagem do “Alô Poços” no último dia 05 e pode ser conferido através do link https://alopocos.com/prefeitura-contrata-empresa-por-mais-de-r-25-milhoes-sem-licitacao/.
Aproximadamente 12 mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de todas as 25 escolas da Rede Municipal, serão contemplados com o projeto pioneiro no Brasil, que visa investir na capacidade de solução de problemas complexos, análise crítica, criatividade, trabalho em grupo, cooperação e outras habilidades fundamentais para inserir os alunos na sociedade do conhecimento e ao novo mercado de trabalho e habilitá-los como cidadãos globais e conscientes, desenvolvendo competências cognitivas e socioemocionais, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Preparar ativamente Poços para o futuro”, assim a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, resumiu o grande propósito da iniciativa. “O projeto está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, prevendo as diretrizes da BNCC como criatividade, capacidade de convivência e de resolução de problemas, coragem para opinar, empreendedorismo, entre outras”, pontua a professora Maria Helena Braga.
Ela fez questão de destacar que o projeto foi desenvolvido a pedido do prefeito Sérgio Azevedo que, além de atuar na melhoria da estrutura física das escolas municipais, quer promover um movimento de modernização e atualização do ensino, preparando os alunos das escolas de Poços de Caldas para o futuro.
Para o prefeito Sérgio Azevedo, o Método Ativamente é o marco inicial de um trabalho fundamental que deve ser realizado de forma contínua. Ele aponta que, depois de dois anos com a experiência do ensino on-line, mediado pelas tecnologias, os estudantes demandam novas possibilidades de aprendizagem.
Além do Método Ativamente e seu material de apoio com o devido treinamento, serão oferecidos kits e laptops de primeira geração para que as atividades sejam aplicadas na rede municipal com a mesma qualidade encontrada em escolas privadas de alto padrão, diminuindo a desigualdade de oportunidades.
Método Ativamente
Foram aproximadamente 18 meses de desenvolvimento do método, trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar local especializada, que inclui profissionais da área pedagógica, programadores, roteiristas, escritores, ilustradores, animadores e arte-finalistas.
“Por meio de jogos e plataformas digitais, os alunos aprenderão a desenvolver seus próprios jogos, animações, arte e toda forma de estímulos para um salto de possibilidades nas suas vidas. Mas, antes de tudo, estes serão apenas instrumentos para desenvolver neles a consciência do trabalho em grupo, a capacidade de cooperar, de criar novas soluções, de resolver problemas sob incerteza e então estarem incluídos de fato na sociedade criativa que se apresenta como desafio a todos nós e, com isso, aptos a construírem o futuro que desejam aliado ao que o mundo precisa”, explica no texto de apresentação do método o professor, pesquisador e coordenador em iniciativas relacionadas ao empreendedorismo e inovação na FGV/EAESP, Rubens Mussolin Massa, proprietário de A Recreativa.
Ele destaca que a projeto traz os conceitos da aprendizagem criativa para Poços de Caldas, “para que os alunos sejam aptos a criar com consciência, a competir cooperando, tenham a oportunidade de desenvolver soluções com ferramentas que propiciem isso, que estejam aptos a serem eles mesmos e a construir uma escola estimulante para eles”.
Aplicação
Além de material didático que contempla as atividades e as orientações para a aplicação, os educadores passarão por duas etapas de treinamento, a primeira, de qualificação básica, ainda neste mês, e a segunda uma semana após o início da aplicação nas escolas. Os professores terão também apoio e plantão didático-pedagógico durante todo o processo.
As atividades nas escolas, com a efetiva aplicação do projeto, terão início já no dia 2 de maio, também em duas etapas. Nesta primeira fase, serão contemplados os alunos do 1º ao 5º ano. Já no segundo semestre, terão início as atividades voltadas para os estudantes do 6º ao 9º ano.
A aprendizagem criativa é uma forma de educar baseada na criatividade, utilizando diversas ferramentas e plataformas que permitem que, através de projetos lúdicos, incluindo o ensino de programação, os alunos consigam desenvolver suas habilidades cognitivas e socioemocionais.
*informações Secom Prefeitura