Por Luis Fernando Modesto – Nos dias atuais, onde se tem acesso à informações de várias formas, as pessoas estão mais instruídas sobre os benefícios que a atividade física proporciona, tendo como exemplo a melhora da circulação sanguínea, a diminuição da pressão arterial, o controle da glicemia, a melhora da insônia, dentre outros. Porém, a grande maioria das pessoas começa a se exercitar por dois motivos: estética (emagrecimento e hipertrofia) ou indicação médica (quando a doença já se faz presente).
Mesmo já sabendo dos inúmeros benefícios, físicos ou mentais, causados pelo exercício físico, a procura, “apenas” pela manutenção ou melhoria da saúde é pequena. Independente do motivo, seja para manter, melhorar ou reabilitar nosso corpo, devemos nos manter fisicamente ativos, mantendo ou melhorando nossas funções articulares, para que possamos realizar nossas tarefas diárias com mais naturalidade, sem aumentar o cansaço ou o aparecimento de um desconforto muscular ou articular.
Para um profissional realmente dedicado e que ama o que faz, a questão não é somente estética, e sim, saúde. A atividade física não é pelo “tanquinho”! É para ter momentos, com os filhos e netos, amigos, viagens, à longevidade, dentre várias outras motivações para, não só começar, como tornar a atividade física como parte de sua rotina.
A palavra chave é qualidade de vida, a estética vem naturalmente como consequência de um programa diário. Assim sendo, procure a ajuda de um profissional, descubra o esporte que mais lhe agrade, desde uma simples caminhada, um futebol com amigos ou algo mais direcionado, de alto rendimento, e o inclua em sua rotina.
Cuide de você, faça por você, porque ninguém mais o fará.
O segredo é apenas começar…
Valeu pelas dicas… vamos todos “esportear”…