A ausência do ex-presidente Lula (PT) foi o assunto mais comentado no primeiro bloco do debate realizado pelo pool de veículos formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja. A transmissão teve início por volta das 18h neste sábado (24).
Logo no início, a candidata Soraya Thronicke (União Brasil) disparou: “Um debate é como uma entrevista de emprego. Você, aí na sua casa, contrataria um candidato que faltou à entrevista de emprego? Esse é o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que não merece o seu voto de maneira nenhuma. Ele não veio sequer à entrevista de emprego. Uma covardia. Isso é coisa de quem não gosta de trabalhar!”.
Em seguida, Ciro Gomes (PDT) analisou a decisão de Lula de não ir ao debate. “Ele não vem mesmo é porque não tem como explicar nem as promessas, porque tem quatro mandatos que você deu a ele e ele não cumpriu, nem a denúncia de corrupção”, avaliou o candidato.
Antes do início do debate, com exclusividade à CNN, Jair Bolsonaro (PL) disse que o não comparecimento de Lula é uma “estratégia”. “Isso é estratégia dele. Ele tem muito a se explicar. Fala uma besteira atrás de outra”, cravou o candidato à reeleição.
Veja vídeo com trechos do debate:
Lula, que nas pesquisas eleitorais aparece como líder na disputa à Presidência, justificou ausência no debate por uma suposta demora na formação de um pool de veículos para a realização do confronto.
“Eu adoraria participar porque eu tenho um profundo prazer de participar de debate. Lamentavelmente, o debate do SBT demorou um pouco. Minha coordenação mandou uma carta falando que era para fazer um pool. Demorou, quando veio a resposta do debate eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo”, afirmou Lula em Ipatinga, no Vale do Aço, nessa sexta-feira (23).
O SBT, no entanto, afirmou que os detalhes do debate foram repassados às campanhas em março. “O pool lamenta a decisão do candidato de não participar, por entender que o debate é um dos mais importantes instrumentos para fomentar a democracia e ajudar o eleitor na hora do voto”, posicionou-se o grupo por meio de nota.
*Informações CNN, Metrópoles e BHAZ.