A AVOCC (Associação do Voluntariado Contra o Câncer) é uma organização social privada e sem fins lucrativos, de Poços de Caldas (MG). Ela tem como objetivo dar apoio a pacientes oncológicos e seus familiares, durante e depois do tratamento oncológico. A instituição é mantida exclusivamente através do trabalho voluntário, das doações de pessoas e empresas, da renda gerada no bazar e de eventos de arrecadação como bingos e festas.
Os pacientes oncológicos são pessoas mais vulneráveis em caso de infecção do COVID-19, dessa forma durante um longo período da pandemia, alguns antigos voluntários precisaram se afastar das atividades para preservar a saúde dos pacientes. Agora, com o avanço da vacinação contra o vírus, a AVOCC está retomando as atividades para que continue sua obra na cidade.
As instalações da AVOCC tem capacidade para atender 31 pessoas, geralmente pacientes de cidades da região que vem para Poços fazer tratamento aqui, junto de seus acompanhantes. A associação fornece toda estrutura e alimentação aos pacientes que precisam se hospedar, e ainda serviços como assistência social, nutricionista, fisioterapia, psicólogo, ambulância e também transporte aos pacientes. Além disso, também ajudam diversas famílias e pacientes que residem na cidade, mas que não precisam de hospedagem; e ainda doam medicamentos e emprestam equipamentos de saúde como cadeira de rodas, muletas, entre outros.
A associação mantém além de toda estrutura do prédio que fica localizado no Jardim Esmeralda, mais de 20 funcionários (cozinheiras, cuidadoras, motorista, equipe de saúde, entre outros) para atender toda demanda dos serviços ofertados, por isso precisa de voluntários que possam ajudar na instituição e nas ações de modo geral.
De acordo com a assistente social da Associação, Elaine Oliveira, qualquer pessoa pode ser voluntária, e existem diversas formas de ajudar: de forma presencial prestigiando ou ajudando em eventos e ações; colaborando com o bazar; fazendo doações ou apenas divulgando as ações da AVOCC (geralmente são compartilhadas nas redes sociais).
Os interessados em ajudar podem acessar o link, nele é necessário escolher uma das opções de como ajudar ou entrar em contato através do telefone (35) 3714-3511.