Entra em vigor nesta quarta-feira (9) a portaria que revoga a exigência de teste de Covid-19 e comprovante de vacinação para atender a eventos em BH. O documento assinado pelo Secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, contempla eventos em locais licenciados, casas de show e espetáculos, casas de festas, discotecas, danceterias, salões de dança e espetáculo circense.
Agora, a Secretaria de Saúde de BH reforça que será exigida apresentação do comprovante da segunda dose da vacina contra Covid-19 ou resultado negativo em teste do tipo PCR. Outra alteração é que o exame deve ser realizado até 48 horas antes do evento ou atividade e, o teste rápido de antígeno, em até 24 horas anteriores. A resolução inclui funcionários.
“Deve ser exigida a apresentação do comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou do resultado negativo para a Covid-19 em teste do tipo RT-PCR, realizado até 48 horas antes do evento ou da atividade, ou Teste Rápido de Antígeno, realizado até vinte e quatro horas antes do evento ou da atividade, inclusive para funcionários”, diz a portaria.
Eventos culturais com até 500 pessoas
No final do mês passado, a prefeitura de Belo Horizonte já havia retirado a exigência de teste de Covid-19 negativo em eventos culturais com até 500 pessoas. Artistas de diversas vertentes fizeram manifestações para pedir a revogação da medida, sendo a mudança resultado da pressão do setor cultural na capital mineira.
Desde o dia 1º deste mês, casas de teatro, de shows, de espetáculos e similares com público sentado de até 500 pessoas não precisavam mais exigir o comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus e de teste realizados até 72 horas antes da atividade.
BH vacina crianças de 5 anos sem comorbidades
Belo Horizonte aplica, nesta quarta-feira (9), a primeira dose da vacina contra Covid-19 em crianças sem comorbidades de 5 anos. Para receber o imunizante, é necessário apresentar o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.
Também ocorre hoje a repescagem para grupos já convocados anteriormente. A imunização nas escolas é de 9h às 16h. Confira aqui os locais. Veja abaixo o cronograma disponibilizado no site da PBH para hoje, quinta e sexta-feira desta semana:
Dia 09/02, quarta-feira: primeira dose para crianças sem comorbidades de 5 anos, nascidas de fevereiro a julho de 2016 e que ainda tenham 5 anos na data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. A aplicação das vacinas será feita em escolas;
- repescagem de dose de reforço e quarta dose para grupos prioritários e faixas etárias já convocados, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.
- repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7 e 6 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. A aplicação das vacinas será feita em escolas.
Dia 10/02, quinta-feira: quarta dose para pessoas de 49 a 18 anos com alto grau de imunossupressão, cuja dose adicional tenha sido há pelo menos 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte e da condição de saúde;
- repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. A aplicação das vacinas será feita em escolas.
Dia 11/02, sexta-feira: dose de reforço para pessoas de 39 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
- repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. A aplicação das vacinas será feita em escolas.
*Fonte: BHAZ