Ex-presidente Jair Bolsonaro chega ao Brasil com forte esquema de segurança e centenas de apoiadores o esperando no aeroporto de Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou ao Brasil nesta quinta-feira (30/3), depois de passar três meses fora do país, nos Estados Unidos. Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília em voo comercial. O avião pousou às 6h36.
No setor de desembarque, centenas de apoiadores esperavam o ex-presidente. Porém, Bolsonaro seria escoltado por outra saída e não se encontraria com eles. A esposa, Michelle Bolsonaro, e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, vão recepcioná-lo na sede do partido em Brasília.
A Esplanada dos Ministérios está parcialmente fechada e a segurança está reforçada em toda a região. Bolsonaro deve falar com apoiadores em evento no PL.
Veja vídeos de apoiadores no Aeroporto de Brasilia.
Liderança x investigações
Correligionários, alguns dos quais criticaram a ausência do ex-mandatário em território brasileiro no início do terceiro governo Lula (PT), pedem que Bolsonaro lidere a oposição neste momento.
No entanto, Bolsonaro terá de enfrentar uma série de investigações na Justiça que pode acabar por desviar o foco e tirá-lo da posição de expoente da direita. A mais recente delas envolve a entrada ilegal de joias doadas pelo governo da Arábia Saudita e a apropriação de dois conjuntos de joias.
Ele também é alvo de investigação por suposto envolvimento nos atos terroristas de 8 de janeiro, em inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Esse inquérito apura a instigação e autoria intelectual dos atos antidemocráticos que resultaram em episódios de vandalismo e violência em Brasília no início do ano.
Ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também trazem riscos a Bolsonaro, que pode ficar inelegível e impedido de concorrer às eleições em 2026.
*Informações Portal Metrópoles.