A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), realiza até o dia 29 de abril, o Curso de Negociação com objetivo de formar negociadores para atuarem em ocorrências de alta complexidade e incidentes críticos de segurança pública de natureza policial. O curso que teve início no dia 4, tem ainda como objetivo de capacitar oficiais e praças da PMMG lotados no BOPE para atuarem como multiplicadores de doutrina referente à atuação do primeiro interventor em incidente crítico; proporcionar aos discentes a atualização de conhecimentos nos eixos temáticos referentes ao Gerenciamento de Crises; capacitar tecnicamente o profissional para desenvolver trabalhos em grupo; prover o BOPE de policiais negociadores para composição da Equipe de Negociadores do Time de Gerenciamento de Crises da Unidade.
A negociação policial em incidentes críticos se apresenta como ferramenta operacional para se buscar a solução da crise de forma satisfatória, observado os aspectos legais, morais e éticos. Conhecida como rainha das alternativas táticas, a negociação se faz presente durante grande parte do processo resolutório da ocorrência, servindo como alternativa tática principal (negociação técnica ou real), alternativa subsidiária, que auxiliará as demais alternativas táticas (negociação tática), e como fonte de informação ao gestor do incidente e gerente da crise, para o correto processo decisório.
Durante o curso, os discentes terão acesso ao conteúdo de Programação Neurolinguística, Relacionamento com a imprensa, Processo de comunicação e Oratória, Noções de Gerenciamento de Crise, Sociologia do Crime e da Violência, Noções de DDHH aplicadas à negociação, Aspectos Jurídicos da Negociação Policial, Técnicas e Táticas de Negociação I e II, Negociação em Estabelecimentos Prisionais, Psicologia aplicada ao processo de negociação, Noções de Psicopatologia, Estudo de caso, Noções de Sniper policial aplicado à negociação, Noções de Time Tático e Prática de Negociação/Oficinas de Vivenciamento.
Alem de policiais militares de Minas Gerais, o curso conta com a participação de policiais militares do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Pará, Paraíba, Santa Catarina, Sergipe e representantes da Polícia Federal (PF), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais CBMMG e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
Segundo o comandante do BOPE, tenente-coronel Alexandre de Paula dos Santos, tratar-se de uma atividade extremamente técnica, que requer formação especializada, treinamento e aprimoramentos constantes. Se faz necessário a formação de novos negociadores para o Batalhão para estarem aptos a atuarem nos mais diversos tipos de Incidentes críticos como componentes da equipe de negociadores no cenário crítico.
*Fonte: PMMG