A Câmara Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, seguindo o disposto no artigo 5º do Código de Ética e Decoro Parlamentar, instituído através da Resolução n. 587/96, elege nesta terça-feira (14), durante a segunda sessão ordinária do ano, seu novo corregedor.
Atualmente o cargo é ocupado pelo vereador Sebastião Roberto dos Santos (Republicanos), que fora eleito em 2021 e reeleito para o cargo em 2022. O regimento permite uma recondução seguida. Assim, o parlamentar não poderá mais concorrer ao cargo.
A eleição acontece logo após a Ordem do Dia, no final do expediente.
Nos bastidores, há a expectativa de que o novo Corregedor seja alguém com experiência e bom relacionamento com os parlamentares e, de preferência, que já tenha desempenhado a função ou outro cargo na Mesa Diretora da Casa.
Pauta
A pauta da Câmara está extensa no dia de hoje (14). Há diversos Requerimentos, Moções e Projetos para serem analisados. Confira a baixo a Ordem do Dia completa.
Há a expectativa de que uma Moção de Apelo ao prefeito, Sérgio Azevedo (PSDB), de autoria dos vereadores Lucas Arruda e Tiago Braz, ambos da Rede Sustentabilidade, relativa ao transporte escolar. Isso porque houve um aumento da carga horária na rede estadual de ensino de 4 para 6 aulas/dia, o que acarretou em um “desencontro” nos horários do transporte escolar e desencadeou um desentendimento entre o Município e o estado.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União Brasil), comentou ao Alô Poços sobre a extensa pauta, destacando que buscará dar mais dinamismo à sessão, uma vez que na semana passada não foi possível avançar na pauta.